| |
Mulheres reprenstam basquete do colégio |
Das cinco modalidades que fazem parte desta edição dos Jogos Escolares, o Colégio da Polícia Militar de Pernambuco está com equipes em quatro delas: basquete feminino e masculino, handebol masculino e futebol de campo masculino. No total são mais de 50 estudantes em Garanhuns, participando da etapa estadual da competição. O cunho social que o esporte proporciona a esses atletas é um dos objetivos de professores e de treinadores do colégio. Mas a conquista do título e a classificação para a etapa nacional que acontece emnovembro, em Belém, tem sido também o foco durante os treinamentos.
“Formamos alunos para saírem da escola como cidadãos. O esporte é um dos condutores desses adolescentes para chegar a esse objetivo. E assim como na vida, trabalhamos para que eles também sejam vencedores na prática esportiva. Nossa equipe de basquete tem tradição nas etapas estaduais. E vamos brigar para estar na nacional, em novembro”, assegura o professor e técnico das equipes feminina e masculina de basquete do CPM, Jorge Lúiz Araújo.
Parece que os alunos apreenderam bem a lição. O número de modalidades que a escola vai participar demonstra isso. E em cada uma delas, o discurso é o mesmo: não vão como mero coadjuvantes. O espírito é de jogar para ganhar. Jeovane César Pereira, 16 anos, é um dos destaques do time de basquete.
| |
Equipe de handebol salta em busca vaga inédita nos Jogos da Juventude |
O pivôde 1,87 de altura faz parte da equipe há dois anos e afirma que pretende seguir carreira no esporte, quando sair do colégio. Sondado por times de outras escolas e de faculdades, ele não pretende, por enquanto, sair do time do colégio. Pelo menos até o ano que vem, quando conclui o ensino médio.
“Vou praticar o basquete na faculdade, mas quando estiver estudando em umadelas. Até lá, quero continuar aqui, ajudando a minha equipe. Somos muito unidos e o pensamento para esses Jogos é um só, o de sair como time campeão daetapa estadual. Pensamos alto, temos condições de competir de igual com qualquer time em Garanhuns”, garante.
Rede particularDos colégios particulares, as equipes do 2001 com o time de vôlei masculino eo Contato com o feminino, se destacam pelo histórico em outras edições da etapa estadual dos Jogos. O comandante da equipe feminina de vôlei do Contato, Oscar Teixeira, tambémreforça a qualidade dos times do interior.
Ele ressalta a qualidade do XV de Novembro, de Garanhuns. Para ele, outras fortes candidatas ao título. Mas issonão tira o foco das meninas pela briga por mais uma vitória na etapa estadual dos Jogos.
“As equipes do interior são muito fortes. Mas estamos com dez atletas muito bem preparadas. Esta é a principal competição entre escolas que temos e o intuito é manter a invencibilidade do décimo título. Nessa fase estadual, ganhamos todos os outros”, comenta Oscar.