| |
Personagens de circo animaram a festa de abertura da competição no Agreste |
Casacos das delegações, mãos dentro do bolso, fones de ouvido à la Ronaldinho Gaúcho nos ouvidos e rostos de concentração. As pompas de uma abertura de Jogos Olímpicos e todo o glamour que permeiam o maior evento esportivo mundial talvez ainda estivessem longe da abertura dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), acontecido na última terça-feira à noite, em Garanhuns. Mas o espírito olímpico, o sentimento de que o momento é de superação dos limites, já estava estampado antes mesmo das competições, nos rostos dos 800 atletas que estiveram presentes no Ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (ABB).
Na abertura, também, a coordenação do evento distribuiu uma cartilha para os estudantes sobre a conduta a ser adotada pelas delegações nos hotéis e durante a competição. Presente ao evento a secretaria de Esportes de Pernambuco, Ana Cavalcanti, ressaltou a importância desse momento para os jovens do estado. “Os jogos escolares, além de ser um momento de sociabilização, intercâmbio, é um momento disseminador da prática esportiva. É disciplinador. E ainda são captados talentos, como a exemplo de várias atletas formados que saíram daqui.”, disse.
Em seguida, a cerimônia continuou com a apresentação de um grupo de dança da APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) e uma orquestra, além de palhaços e malabaristas. “É um momento legal para conhecer gente de outros lugares, outras culturas e acima
de tudo aprender e evoluir”, afirmou o estudante Antônio de Souza, 17, da Escola Dr. Miguel Arraes de Alencar, situada em Sirinhaém, zona da mata sul pernambucana.
Saiba MaisAntes da abertura dos jogos, em conversa rápida com a reportagem do Superesportes, a secretária Ana Cavalcanti revelou que Pernambuco deverá se candidatar para, em 2014, sediar os Jogos Escolares da Juventude (categoria infantil), maior evento esportivo escolar do país. “Queremos receber esses jogos aqui e vamos fazer de tudo para trazê-lo”, pontuou Ana. Caso venha para o estado, os jogos deverão acontecer no Recife.
+Números54ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs)
R$ 2,4 milhões foram investidos pela Secretária de Esportes de Pernambuco
2 mil alunos participam do evento
1.600 alunos da rede pública de ensino
400 alunos da rede privada de ensino
182 equipes
5 modalidades de esportes serão disputadas nos JEPs de Garanhuns
Locais dos jogos
Futebol de campo
Estádio Gigante do Agreste
Capacidade: 7 mil pessoas
Estádio Gerson Emery (estádio do AGA)
Capacidade: 5.500 pessoas
Estádio do 71º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizado)
Futsal, Handebol e Vôlei
Quadras poliesportivas da: AABB, Colégio VX de Novembro e Colégio Monsenhor Adelmar (CMA)
Basquete
Quadra do Sesc de Garanhuns