Foram apenas 16 jogos realizados até aqui na temporada, que segue paralisada, à espera do retorno das partidas. Ainda assim, já é possível apontar dados bastante relevantes de uso dos atletas da base do Sport, se forem contrapostos números de 2020 com os levantados em 2019. Levando em consideração os jogadores formados pelo clube rubro-negro na temporada de estreia em uma partida profissional, a atual temporada apresenta um aproveitamento bem superior.
Só neste ano, cinco atletas da base do Sport já fizeram as suas estreias como profissionais. Somando os números de todos, foram 19 oportunidades, sendo 14 delas com titularidade. Ao todo, até então, os estreantes da base já somam 1322 minutos em campo, um valor que 4,7 vezes maior ao que o mesmo grupo de atletas somaram na temporada passada.
Em 2019, os estreantes da base alcançaram apenas 276 minutos, distribuídos em três jogadores apenas. Somente o zagueiro Chico (que se machucou na segunda partida como titular, no clássico contra o Náutico), e os atacantes Pedro Maranhão e Jadsom foram utilizados no Sport. juntos somaram cinco chances em jogos, sendo três delas como titular da equipe. Destes, Chico e Padro Maranhão também fizeram jogos nesta temporada, enquanto Jadsom foi negociado com o Cruzeiro.
Entre os estreantes do ano, o que mais teve oportunidade foi o lateral direito Ewerthon, de 19 anos, que já soma oito jogos (50% das partidas do Sport em 2020), sendo seis deles como titular. É o que tem a maior minutagem, com 586 minutos em campo no total. Em seguida, o lateral esquerdo Luciano Juba tem 416 minutos, em cinco jogos, todos como titular. Alê Santos (220 minutos), Rafael (90 minutos) e Júlio Cesar (10 minutos) completam a lista.
O último deles a ser utilizado, o lateral direito Rafael atuou o jogo inteiro contra a equipe do Ceará, pela Copa do Nordeste. Observado pelo técnico Daniel Paulista em treinamento da equipe Sub-20 na semana do duelo, concentrou pela primeira vez com a equipe principal e já foi acionado contra o clube alvinegro, e relata que foi incentivado pelos colegas de equipe.
“Foi a melhor sensação possível. Estava treinando no sub-20 e o professor Daniel me chamou para treinar com o elenco de cima no dia seguinte, uma quinta-feira. Na sexta ele mesmo me comunicou que eu viajaria com o grupo, o que já havia me deixado muito feliz. Na preleção fui avisado que jogaria de frente. Não podia ficar tenso ou nervoso, e sim manter a concentração. Recebi o apoio de todos, foi muito especial, uma grande conquista”, apontou Rafael, em entrevista ao site oficial do Sport.
Confira o comparativo
2020
Ewerthon - 8 jogos - (6 titular) 586 min
Luciano Juba - 5 jogos - (5 titular) 416 min
Alê Santos - 4 jogos - (2 titular) 220 min
Rafael - 1 jogo (1 titular) 90 min
Júlio Cesar - 1 jogo (0 titular) 10 min
Total 2020
5 atletas
19 jogos
14 como titular
1322 minutos (4,78x mais)
2019
Chico - 2 jogos (2 titular) 180 min
Pedro Maranhão - 2 jogos (1 titular) 77 min
Jadsom - 1 jogo - (0 titular) 19 min
Total 2019
3 atletas
5 jogos
3 como titular
276 minutos