Se a fase do Sport na Série B é boa, com o time muito próximo de alcançar o acesso, o Leão deve muito ao momento dos atacantes Hernane e Guilherme. Os dois lideram a lista de artilheiros da competição, com 14 e 13 gols, respectivamente. Os mais recentes, anotados na vitória de virada por 2 a 1, sobre o Paraná, na última rodada.
De fato, os números da dupla impressionam. O Sport ocupa a vice-liderança da competição com 56 pontos ganhos em 31 partidas. Para conseguir esse retrospecto, o time pernambucano fez 44 gols, segundo ataque mais positivo do certame, atrás apenas do líder Bragantino, que já marcou 50 vezes. Desse total, a dupla foi diretamente responsável por, 61,3% dos gols marcados pela equipe rubro-negra.
Além de sua importância para o Sport, a dupla Guilherme-Hernane tem mostrado sua eficiência se for comparada com os outros clubes na disputa da Série B. Dos 20 times envolvidos na disputa da Segunda Divisão, seis não conseguem ter mais gols anotados do que os dois atacantes leoninos.
Com 27 gols em 31 partidas, os leoninos têm números mais positivos que os elencos de Paraná Clube (25), Brasil de Pelotas (24), Guarani (22), Figueirense (22), Vila Nova (22) e São Bento (21), todos - exceto o Tricolor da Vila Capanema - com uma partida a menos que o Leão.
Além do número de gols, os dois atacantes também têm sido decisivos com assistências. Hernane e Guilherme fizeram cada um cinco passes para gols na disputa da Série B, algo que tem contribuído para uma das características do time comandado por Guto Ferreira, que é o jogo apoiado.
Assim, o número de intervenções decisivas para balançar as redes dos dois atacantes sobe para 19 (14 gols e cinco assistências), no caso de Hernane, e 18 (13 gols e cinco assistências) de Guilherme.
Se levarmos em consideração toda a temporada, os números dos dois são ainda mais significativos. Dos 74 gols marcados pelo Sport em 2019, 40 foram anotados por Hernane (23) e Guilherme (17), representando 54% do total. Artilheiro do Campeonato Pernambucano com nove gols, Hernane se aproxima da meta de balançar as redes 30 vezes em 2019, faltando sete para que o jogador chegue ao seu objetivo pessoal nos próximos sete jogos.
A melhor temporada da carreira do centroavante leonino foi em 2013, pelo Flamengo, quando o Brocador foi artilheiro do Campeonato Carioca, com 12 gols, e da Copa do Brasil com oito, torneio no qual o Rubro-negro carioca foi campeão. Além disso, o atacante ainda vice-artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro balançando a rede 16 vezes. O jogador foi o goleador máximo do país no ano com 36 gols em 57 partidas.
Gols de Hernane
23 gols
14 na Série B
9 no Campeonato Pernambucano (artilheiro da competição)
Gols de Guilherme
17 gols
13 na Série B
4 no Campeonato Pernambucano
Gols do Sport em 2019
74 gols (40 da dupla Hernane-Guilherme) - 54% do total
44 na Série B (27 da dupla Hernane-Guilherme) - 63,1% do total
30 no Campeonato Pernambucano (13 da dupla Hernane-Guilherme) - 43,3% do total
Piores ataques da Série B
São Bento - 21 gols
Figueirense, Guarani e Vila Nova - 22 gols
Brasil de Pelotas - 24 gols
Paraná - 25 gols
Hernane e Guilherme - 27 gols