Seguindo o movimento de protesto ao derramamento de óleo nas praias do Nordeste Brasileiro, feito primeiramente pelo Bahia, outros seis clubes da região se utilizaram de suas redes sociais para aumentar o coro em torno da causa. Na noite desta segunda-feira, Ceará, CRB, CSA, Fortaleza, Sport e Vitória fizeram postagens simultâneas em suas redes sociais, na qual, utilizaram-se da hashtag SOS Nordeste.
A causa trata-se dos vazamentos de óleo que tem atingido praias do Nordeste desde o mês de setembro. Estima-se que mais de 2.100 quilômetros do litoral dos nove estados já foram atingidos pelo óleo. Desde a última semana, moradores estão colocando a mão na massa para tentar se livrar das manchas de petróleo que seguem chegando pelo mar. Segundo dados oficiais divulgados pela Marinha, já foram recolhidas 525 toneladas de óleo desde o início de setembro.
Segundo o diretor de Departamento do Marketing do Sport, Rafael Soares, as ações de conscientização irão além das publicações nas redes sociais. O clube planeja diversas intervenções ao longo da partida diante do Paraná Clube, na próxima quarta-feira, na Ilha do Retiro.
“Estamos nos programando para fazer uma ação de conscientização para o jogo contra o Paraná Clube. Vamos tentar utilizar algo na camisa e fazer uso do telão e da Rádio Ilha para trazer a discussão social sobre esta pauta ambiental tão importante que é a defesa das nossas praias.”
O Nordeste está ainda mais unido pelo óleo que invade nossas praias. Manchamos nossas mãos, lamentamos pela beleza da nossa costa, vimos o avanço com tristeza mas não medimos esforços para salvar a natureza da nossa Região. Essa é uma luta de todos. #SOSNordeste pic.twitter.com/vcUCf8ysQW
— Sport Club do Recife (@sportrecife) October 21, 2019
O dirigente ainda colocou que o clube está vislumbrando a possibilidade de colocar um ponto de arrecadação para equipamentos de proteção individual a serem revertidos aos voluntários que vem trabalhando na limpeza da costa pernambucana.
“Na medida que as coisas vão acontecendo vamos nos engajando. Estamos atentos às diversas causas sociais e vamos nos posicionar sempre que der. Estamos discutindo a possibilidade de colocarmos um posto de arrecadação de EPI (equipamento de proteção individual) na Ilha do Retiro na partida diante do Paraná", acrescentou.
Confira abaixo a mensagem repassada pelos clubes:
O Nordeste está ainda mais unido pelo óleo que invade nossas praias. Manchamos nossas mãos, lamentamos pela beleza da nossa costa, vimos o avanço com tristeza mas não medimos esforços para salvar a natureza da nossa Região. Essa é uma luta de todos. #SOSNordeste