Anselmo foi "sacrificado" no time após a reestreia do interino Daniel Paulista no comando do Sport. Contra o Coritiba, na Ilha do Retiro, Rithely voltou de lesão no tornozelo e ocupou o lugar dele na cabeça de área. Mesmo em momento melhor que o concorrente, Anselmo figurou como opção na reserva e entrou só no segundo tempo do jogo, válido pela Série A. No entanto, agora deverá retomar a vaga perdida, já que Rithely voltou a ser vetado pelo departamento médico por causa da mesma contusão e não atuará na Copa Sul-Americana.
Rithely sequer viajará com o elenco para a Colômbia, onde o Sport enfrenta o Junior Barranquilla no duelo de volta das quartas de final da Sul-Americana. Em tese, Anselmo é a primeira opção para a posição, ainda que tenha Rodrigo e Thallyson como concorrentes. Como Daniel Paulista ainda não adiantou a escalação do time, outra possibilidade é Patrick sair da ponta esquerda para voltar ao papel de volante, promovendo a "dobradinha" entre Sander e Mena no corredor esquerdo.
Segundo o site de estatísticas Footstats, Patrick, Rithely e Anselmo, aliás, têm sido os maiores “ladrões” de bola do Rubro-negro no Brasileirão - nessa ordem, com 72, 62 e 44 desarmes certos. Com 27 partidas na Série A, Rithely jogou doze vez a mais que Anselmo e leva vantagem no fundamento em números absolutos sobre o concorrente. Mas outros dados do campeonato referentes à posição deles traduzem a melhor fase de Anselmo.
Na competição nacional, Anselmo tem um coeficiente de acerto de passes maior que Rithely (93,2% contra 87,9%), além de ser mais eficaz no índice desarmes (88% contra 86,1%). Já na Sul-Americana, Rithely leva vantagem na quantidade de roubadas de bola - dez contra nenhuma. Com três jogos na competição continental, dois a menos que Rithely, Anselmo, contudo, tem maior aproveitamento em passes certos - 90,3% contra 87,6%.