
Saiba mais
Em contato com a reportagem do Superesportes, o diretor-executivo da Chapecoense, Rui Costa, voltou a agradecer a postura do Leão. “Naquele momento da doação da renda, o Sport foi um dos primeiros a fazer um gesto concreto. Isso foi muito importante para nós”, pontuou o gestor.
Fora o Leão, o Palmeiras também se envolveu diretamente na causa por meio de um amistoso, marcando a volta dos catarinenses aos gramados, já em janeiro de 2017. De acordo com balanço do clube de Chapecó, a maior colaboração foi do Jogo da Amizade, entre Brasil e Colômbia, com R$ 1 milhão, ou 35,2% dos quase R$ 3 milhões recebidos em doações. O Sport não encerrou a seu amparo com dinheiro. Também ofereceu a Ilha do Retiro para ser velado o corpo uma das vítimas da tragédia: o ex-meia rubro-negro Cléber Santana, prata da casa e que mantinha forte vínculo com as cores vermelha e preta.
Negociações
Este ano, o Sport liberou três jogadores para a Chape. As negociações, claro, não deixaram de envolver os interesses econômicos de ambas as partes. Mas a ida de peças para a Arena Condá mostrou a abertura entre as duas diretorias. “As negociações entre os clubes são normais. Não há nenhum tipo de vantagem ou desvantagem. Estamos tratando as coisas de forma profissional”, falou Rui Costa, sem deixar de salientar, no entanto, o caminho livre que tem com os diretores leoninos, a começar pelo Executivo Alexandre Faria. “Alexandre é um amigo. Eu, naquela época, cheguei a falar com alguns diretores do Sport e a nossa relação é muito boa. Somos clubes irmãos.”
No início da temporada, o Sport cedeu de forma definitiva ao time de Santa Catarina o atacante Túlio de Melo. Como em qualquer trato comercial, o Leão não quis ter prejuízo com ele. O empréstimo do centroavante até o fim da temporada, até onde se estende o seu contrato no Rubro-negro, renderá uma economia milionária referente a salários. Ainda assim, a direção pernambucana paga ainda parte das remunerações do jogador.
Desde o fim do mês passado, a Chapecoense voltou a recorrer ao Sport para reforçar o seu elenco. Sem espaço com o treinador Vanderlei Luxemburgo, o meia Marquinhos e o atacante Leandro Pereira foram liberados para o Verdão sem a imposição de dificuldades por parte dos leoninos. Romperam contratos com o Rubro-negro e foram respectivamente emprestados a Chape pelo Internacional e Club Brugge, da Bélgica.