Sport

SPORT

Contra Avaí, Luxemburgo tentará quebrar jejum pessoal de vitórias no futebol brasileiro

Último triunfo do técnico sob o comando de um clube nacional foi em agosto de 2015, pelo Cruzeiro. Desde então são cinco derrotas e dois empates

postado em 02/06/2017 08:45 / atualizado em 02/06/2017 09:13

Ricardo Fernandes/DP
Técnico recordista de títulos do Campeonato Brasileiro (cinco), Vanderlei Luxemburgo chegou ao Sport querendo encerrar seu jejum de conquistas (a última foi o Estadual do Rio, com o Flamengo, em 2011). Porém, antes disso terá um outro jejum para derrubar. Esse, mais imediato. Isso porque o atual comandante leonino está há quase dois anos sem vitórias no futebol nacional. A última foi no já distante dia 9 de agosto de 2015. 

Na ocasião, a frente do Cruzeiro, Luxemburgo bateu o Palmeiras por 2 a 1 pela 17ª rodada da Série A. Desde então, o treinador acumulou cinco derrotas e um empate antes de ser demitido do clube mineiro. No retorno ao Brasil, estreou no comando do Sport com um novo empate. Dessa vez por 1 a 1 com o Botafogo, resultado que eliminou o time pernambucano da Copa do Brasil. 

Ampliando ainda mais o retrospecto, o triunfo diante do Palmeiras foi o único nos últimos 11 jogos de Luxemburgo no comando de um clube brasileiro, somando-se ainda mais uma derrota e dois empates. O aproveitamento, de apenas 21,2%, é um dos piores da carreira do treinador, que em 2013, no Fluminense, chegou a ficar nove jogos sem vencer uma partida. O que culminou em mais uma demissão.

Vale ressaltar que antes de acertar com o Sport, Luxemburgo também teve uma passagem mal sucedida pelo futebol da China. No comando do Tianjin Quanjian, da segunda divisão, começou até bem, acumulando quatro vitórias e um empate nos cinco primeiros compromissos. Depois, porém, a coisa desandou. Nos sete jogos seguintes, um empate, quatro derrotas e apenas três triunfos. Com o time na oitava colocação, acabou dispensado e sendo substituído pelo ex-zagueiro Fabio Cannavaro, campeão mundial com a seleção da Itália em 2006, que levou o time ao acesso, com o título.

O jejum de vitórias de Luxemburgo

5 derrotas
Joinville 3x0 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro)
Palmeiras 2x1 Cruzeiro (Copa do Brasil)
Corinthians 3x0 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro)
Cruzeiro 2x3 Palmeiras (Copa do Brasil)
Cruzeiro 0x1 Santos (Campeonato Brasileiro)

2 empates
Cruzeiro 0x0 Internacional (Campeonato Brasileiro)
Sport 1x1 Botafogo (Copa do Brasil)

Última vitória
9/8/2015
Cruzeiro 2x1 Palmeiras (Campeonato Brasileiro)