Sport

SPORT

Arnaldo Barros e Wanderson Lacerda disputam presidência do Sport em eleição histórica

Pleito rubro-negro, que ocorre nesta sexta-feira, já é o maior da história de um clube em Pernambuco com 27.576 sócios aptos a votarem

postado em 15/12/2016 20:50 / atualizado em 16/12/2016 10:09

Uma eleição histórica antes mesmo do resultado das urnas. Nesta sexta-feira, aproximadamente 16 mil sócios rubro-negros estão aptos a escolher o presidente do Sport, no executivo e no conselho deliberativo, pelos próximos dois anos. Colégio eleitoral recorde absoluto em um pleito de um clube no Estado, que irá escolher entre o advogado Arnaldo Barros, 56 anos, atual vice-presidente, e o empresário Wanderson Lacerda, 67, que comandou o Leão entre 1991 e 1996 e hoje encabeça a oposição. Dois dirigentes de estilos distintos, que se refletem também na forma de pensar o Sport para o próximo biênio.

Enquanto Arnaldo Barros tem como principal bandeira o processo de profissionalização das diversas áreas do clube, Wanderson Lacerda contra-ataca com o mote da experiência, além de prometer melhores resultados no futebol, calo da atual temporada leonina, com a equipe não conquistando títulos e só se livrando do rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, os dois candidatos também têm visões distintas com relação às prioridades da modalidade para 2017. 

Enquanto o atual vice-presidente defende, no primeiro semestre, utilizar força máxima apenas na Copa do Nordeste e Sul-Americana, renegando a disputa do Estadual a um time formado apenas por jogadores reservas e das categorias de base, o oposicionista faz questão de valorizar o Campeonato Pernambucano, prometendo um elenco forte para disputar todas as competições ao mesmo tempo.

Outra diferença está na composição do departamento de futebol do clube. Sem ainda revelar nomes, Arnaldo Barros pretende dar força máxima ao executivo remunerado, que assumirá o cargo deixado por André Zanotta, que teve seu trabalho bastante contestado ao longo do ano. A diretoria ainda seria composta por um vice-presidente e mais três diretores do clube, todos não remunerados. 

Apesar de ter em sua chapa nomes como Gustavo Dubeux, candidato à vice do executivo, e Homero Lacerda, presidente do conselho, segundo Barros a intenção é que ambos, a priori, não tenham participação direta nas decisões do futebol. "A linha profissional vai continuar e vamos aprimorar criando um centro de inteligência para assessorar o trabalho desse executivo, cuja função não se restringe a indicar jogadores", explicou.

Wanderson Lacerda, por sua vez, garantiu manter a função do executivo. Porém, esse é o único cargo ainda vago da sua diretoria, que terá o ex-diretor Fred Domingos como vice de futebol, tendo como braço direito Manoel Costa, o Costinha, também ex-dirigente do clube. Fred, por sinal, foi o representante do Sport na Federação Pernambucana de Futebol na atual gestão do presidente João Humberto Martorelli. Outro a compor o núcleo do futebol é o advogado Leonardo Cruz.

"Você escolhe um grupo de trabalho pelo currículo e essas pessoas têm história no Sport. A nossa rivalidade é com os times de Pernambuco e ela não pode ser simplesmente quebrada. O Estadual é importante para mim. Do contrário não vamos manter a geração de torcedores para o futuro. Mas todas as competições serão priorizadas. O que tenho que ter é um grupo. Se tiver 18 jogadores com condições de serem titular posso disputar as duas competições sem problemas", alegou.
 
As chapas 

Chapa 1-  Avança Sport
Presidente executivo: Arnaldo Barros (atual vice)
Vice executivo: Gustavo Dubeux (ex-presidente 2011/2012)
Conselho Deliberativo: Homero Lacerda (ex-presidente 1987/1988)

OUÇA A ENTREVISTA DE ARNALDO BARROS AO PODCAST 45 MINUTOS

Chapa 2 – Por um Sport Campeão: União, Experiência e Renovação
Presidente executivo – Wanderson Lacerda (ex-presidente 1991/1996)
Vice executivo: Milton Bivar (ex-presidente 2007/2008)
Conselho Deliberativo: Severino Otávio, Branquinho (ex-presidente 2003/2004)

OUÇA A ENTREVISTA DE WANDERSON LACERDA AO PODCAST 45 MINUTOS

Horário da votação
Das 8h as 18h, na sede do clube.

Quem pode votar? 
Sócios patrimoniais, contribuintes, beneméritos, subscritores, remidos e proprietários, maiores de 18 anos com mais de um ano de adesão e adimplente. 

O que é necessário para votar?
O sócio precisa apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho). É importante também ficar atento em relação a urna de votação, que estará sinalizada na sede. Serão 18 urnas no total: nove para os sócios contribuintes, localizadas no primeiro andar da sede, além de outras sete localizadas próximo à sala VIP (em frente à Bodega da Ilha), que vão comportar os sócios patrimoniais, subscritores, proprietários e beneméritos. Outras duas estarão reservadas no caso de algum imprevisto.

Previsão do resultado
A partir das 21h.