Sport

SPORT

Técnico do Sport vê disputa interna crescer, alonga treinos e alguns atletas perdem espaço

Com 32 dos 35 jogadores à disposição, Oswaldo de Oliveira ganha mais opções

postado em 02/08/2016 14:22 / atualizado em 02/08/2016 14:52

Brenno Costa /Diario de Pernambuco

Brenno Costa/DP
Dos 35 jogadores que há no elenco do Sport, apenas três não treinam com bola neste momento. Ainda se recuperando de dores na região lombar, o zagueiro Henríquez está na fase de aprimoramento físico e não tem prazo para voltar. Já o atacante Luis Carlos Ruiz ainda se recupera de um desnível muscular para, enfim, estrear. Além dele, goleiro Luiz Carlos também está na transição. São exceções a um novo cenário no Leão. Com o grupo praticamente livre de lesões, Oswaldo de Oliveira ganha mais de uma opção por setor. Com isso, assiste ao crescimento da entrega nas disputas por cada bola dentro dos treinamentos. Por outro lado, também precisa tomar decisões duras e isso resulta na falta de espaço para alguns atletas.

Com mais de dois times prontos para jogar, o treinador do Sport tem separado alguns jogadores que não chegam a participar do coletivo entre titulares e reservas. É o caso, por exemplo, do atacante Vinícius Araújo. Após começar a Série A como a referência do ataque, o jogador foi sacado do time sem dar um chute a gol. Agora, tem que correr para recuperar o posto até de suplente.

Nesta terça-feira, por exemplo, o treinador do Sport preparou uma atividade tática em campo reduzido. Dividiu o grupo em cada metade do gramado da Ilha do Retiro. De um lado, o time que enfrenta o América-MG, nesta quarta. Do outro, os reservas imediatos. Fora deles, estavam ainda os meias Fábio e Neto Moura; os atacantes Vinícius Araújo, Lenis, Alisson e Wallace; os zagueiros Oswaldo e Luís Gustavo.

Eles fizeram trabalhos de toque de bola em uma área delimitada de fora do campo de jogo. Mas, para estimular esses atletas e acirrar a disputa interna, Oswaldo de Oliveira passou, desde a semana passada, a dar mais tempo de treino nas vésperas dos jogos. Com o fim dos trabalhos com os titulares, o técnico fez, pela segunda vez desde antes do duelo com o Atlético-PR, uma movimentação extra, em campo reduzido, com todos os jogadores de fora do time titular.

O resultado foi um trabalho bastante pegado e de movimentação intensa dos atletas. Sempre participativo, o treinador cobra da mesma maneira como faz com os titulares. Sempre exige, por exemplo, uma forte marcação na saída de bola para sufocar o adversário. Nesta terça, vibrou com a disposição de Fábio que conseguiu roubar uma bola. “É isso c…”, gritou, com um palavrão.

Oswaldo de Oliveira utiliza o dia reapresentação do elenco após os jogos para também comandar um coletivo, dar ritmo e poder observar todas as peças. Enquanto os titulares fazem um trabalho na academia ou fazem corridas leves, ele vai a campo observar os demais jogadores em uma atividade que costuma ser também bastante disputada e só termina quando o sol se põe.

Jogadores que podem voltar
Alimentado pelo técnico, o crescimento da disputa interna coincide com o melhor momento do Sport na Série A e pode trazer alguns jogadores de volta ao grupo de titulares. Não à toa, Oswaldo de Oliveira já declarou que Durval voltará ao time titular assim como vê Gabriel Xavier como o 12º jogador. Na lateral esquerda, já disse que Renê tem condições de recuperar espaço.

O elenco do Sport
Goleiro: Magrão, Agenor, Luiz Carlos e Lucas
Lateral direito: Samuel Xavier e Apodi
Lateral esquerdo: Renê, Mansur e Rodney Wallace (pode jogar como meia)
Zagueiro: Durval, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves, Henríquez, Oswaldo e Luís Gustavo
Volante: Rithely, Serginho, Paulo Roberto, Ronaldo e Rodrigo Mancha
Meias: Diego Souza, Everton Felipe, Gabriel Xavier, Mark Gonzáles, Clayton, Fábio e Neto Moura
Atacantes:
Edmílson, Luis Carlos Ruiz (ainda não estreou), Rogério, Túlio de Melo, Lenis, Wallace, Alisson e Vinícius Araújo