SPORT
Dezessete anos depois, Sport volta ao Arruda sem ter Náutico ou Santa Cruz como adversário
"Última vez que Leão" atuou no estádio foi em junho de 1999, contra o Porto
postado em 18/03/2016 07:58 / atualizado em 18/03/2016 11:01
O último encontro entre Sport e América foi histórico. A vitória do alviverde por 1 a 0, em plena Ilha do Retiro, válida pela segunda rodada do Campeonato Pernambucano, pôs fim a um tabu de 43 anos sem triunfos sobre o Leão. Em menor grau, o reencontro, marcado para o próximo sábado, também pelo Estadual, colocará fim a outro hiato. Isso porque a partida está marcada para o Arruda. E a última vez que os rubro-negros atuaram no estádio, sem ter como adversário os arquirrivais Santa Cruz e Náutico, foi há quase 17 anos.
A última aparição do Sport no Arruda sem ser para jogar um clássico foi no dia 14 de junho de 1999, contra o Porto, em partida válida pelo terceiro turno do Estadual. Na ocasião, o Leão havia sido punido com a perda de um mando de campo e com isso transferiu a partida para o estádio do Santa Cruz.
Com um time que tinha Fito Neves como treinador e contava com o goleiro Bosco, o zagueiro Sandro Blum, o volante Dário e o atacante Leonardo, os rubro-negros venceram por 3 a 1. O detalhe é que no mesmo dia, porém, a noite, o Náutico também atuaria no Arruda, contra a Desportiva Vitória. O Sport se sagraria naquele ano, tetracampeão pernambucano.
Dessa vez, o motivo da transferência do local do jogo para o estádio do Santa Cruz foi a interdição do estádio Ademir Cunha, mando original do América. Vale lembrar que por esse mesmo motivo, o Periquito enfrentou o Náutico, na Ilha do Retiro. Vale lembrar que uma vitória do Sport, classifica matematicamente o time para as semifinais.
Porém, além da carimbar a vaga na fase eliminatória, os jogadores rubro-negros estão encarando o duelo contra o América com o espírito de revanche. Um dos líderes do grupo, o volante Rithely admitiu que a derrota na Ilha do Retiro segue engasgada. "Vira e mexe a gente ainda conversa sobre isso (a derrota para o América). Não digerimos muito bem. Foi estranho. Vez ou outra a gente fala. Se foi bom contra o Central (goleada por 4 a 0), tem que ser melhor ainda contra o América", destacou. "Precisamos nos classificar o quanto antes possível e isso passa pelo jogo contra o América. Ficamos um pouquinho engasgados com aquela derrota na Ilha", reforçou o cabeça de área.
O Sport no Arruda sem clássicos
146
Jogos
88
Vitórias
38
Derrotas
20
Derrotas
*Fonte: pesquisadores Carlos Celso Cordeiro e Luciano Guedes Cordeiro