SPORT
Sofrendo com pragas e ervas daninhas, campo principal da Ilha do Retiro passa por tratamento
Gramado deve ficar pronto a tempo da estreia do Sport no Estadual, no dia 30 de janeiro
postado em 04/12/2015 10:00 / atualizado em 04/12/2015 14:20

De acordo com o engenheiro responsável pela manutenção do gramado, Luciano Alves, esta não é a primeira vez que o campo principal da Ilha do Retiro passa por problemas deste tipo. No início deste ano, ele precisou ser submetido aos mesmos tratamentos.
“É muito difícil controlar essas coisas (pragas). Os próprios pássaros, por exemplo, contruibuem para que isso aconteça porque eles trazem coisas dos campos auxiliares para o principal, o que faz com que as gramas se misturem. Então, nesta primeira etapa do tratamento vamos aplicar um pesticida para matar fungos . Depois o gramado receberá um corte vertical e ficará muito mais feio, a propósito. Posteriormente realizaremos o Top Dressing, que é quando damos um banho de areia e fazemos perfurações no solo para renovar a base. Esperamos que lá para o dia 30 tudo já esteja sob controle”, explicou Luciano Alves.
Confira abaixo os detalhes do processo de manutenção do gramado da Ilha do Retiro:
Corte Vertical
Tem a função de abrir a malha da grama, ocasionando o rejuvenescimento dela, promovendo novos brotos e eliminando o excesso de grama conhecido como colchão.
Descompactação e Aeração
São utilizados pinos sólidos que perfuram o gramado criando novos espaços para o desenvolvimento da raízes.
Top Dressing
Foi aplicada uma mistura de areia com substrato, visando regularizar a superfície e adicionar nutrientes ao solo.