SPORT
Associação recolhe assinatura de Bivar e CT do Sport passa a ser oficialmente do clube
Última das 12 assinaturas que faltavam para o processo veio após fim da resistência do ex-presidente Luciano Bivar; presidente atual, João Martorelli comemorou
postado em 24/11/2015 13:00 / atualizado em 24/11/2015 15:01

Saiba mais
Após frustração contra o Atlético-PR, elenco do Sport tem reapresentação cabisbaixa no CT Posição histórica, premiação, Sula ou Copa do Brasil: os objetivos secundários do Sport André reafirma desejo de permanecer no Sport, mas diz que ainda desconhece seu futuro Vinculado ao Sport até 2017, Renê recebe sondagem do São Paulo para trocar de clube
Desde que foi adquirido em 2008, o CT está no nome da ACS, entidade constituída por 12 rubro-negros. A finalidade era de evitar uma possível penhora dos bens para garantia de dívidas trabalhistas, já que, à época, o clube ainda passava por uma certa instabilidade financeira.
O último documento que faltava veio com uma procuração que o ex-pesidente Luciano Bivar repassou para o presidente do Conselho Deliberativo, Jarbas Guimarães. Bivar resistiu o quanto pôde em dar a sua assinatura, mas acabou sendo convencido por uma comissão criada pelo clube, responsável para tratar do assunto. O próprio Conselho Deliberativo do clube já havia votado pela extinção da associação.
Histórico
Comprado por R$ 2,3 milhões, em 2008, à empresa Sistemas Médicos e Empreendimentos Imobiliários Ltda, o CT José de Andrade Médicis passou a pertencer à Associação Contribuintes do Sport. Esse fato gerou certa controvérsia e muitas críticas de oposicionistas, já que o valor foi pago com recursos próprios do Sport.
A associação, logo a seguir, alugou o espaço ao clube, sob o custo de R$ 2,353 milhões, e por um período de 90 anos, podendo ser renovado por períodos iguais. Presidente do Sport na altura, Milton Bivar justificou a medida então tomada como uma "solução encontrada para evitar a perda de um patrimônio tão sonhado pelo clube."
Porém, como o Sport vem cumprindo os acordos de dívidas trabalhistas desde a gestão do próprio Milton Bivar, que deixou a presidência em dezembro de 2008, e o clube mantém suas finanças equilibradas desde então, a própria ACS já estudava uma forma de transferir a propriedade do CT. "O Sport hoje é um clube que está sanado", lembrou Gustavo Dubeux, ex-presidente leonino e presidente da ACS.
CT José de Andrade Médicis
2009
início das obras
7
hectares
5
campos oficiais
2
alojamentos
outras estruturas
Salão de jogos, academia, sala de fisioterapia, cozinha industrial e refeitório.