SPORT
Mais sete jogos de Bria são descobertos
Ex-jogador é o que mais atuou pelo Sport na história, agora com 568 partidas
postado em 05/04/2015 14:24 / atualizado em 05/04/2015 15:57
Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Brenno Costa /Diario de Pernambuco , Marcel Tito /Diario de Pernambuco

Bria defendeu o Sport entre 1949 e 1963. Baseado nos registros históricos do pesquisador Carlos Celso Cordeiro, o clube reconhece o defensor até hoje como o recordista de partidas disputadas pelo Leão. Feito que vem aumentando. Há 15 dias, o Superesportes começou a recontar a história motivado pela proximidade da quebra desse recorde pelo goleiro Magrão - que tem 558 partidas pelo clube. A partir de dados do próprio Carlos Celso, descobriu-se que Bria poderia ter participado de mais jogos do que os conhecidos. Inicialmente, a soma passou de 556 para 562. E cresceu mais.
Saiba mais
O Superesportes recebeu do historiador Ferreira da Costa, de Belém-PA, a provável ficha de um jogo disputado pelo Sport na cidade, em julho de 1957. Bria teria participado da partida. Para incluí-la na contagem, o Superesportes espera o registro documental da ficha, seguindo o critério adotado desde a primeira reportagem sobre a recontagem dos jogos de Bria.
O historiador piauiense Osvaldo dos Santos Brandão garante que Bria esteve nos jogos que o Sport disputou em Parnaíba, em 1961. “Assisti aos três jogos e Bria jogou os três”, disse, emendando a escalação do Sport nas partidas. Sem desmerecer a memória do historiador, por uma questão de critério, o Superesportes busca registros para incluir os jogos na contagem.