Mudança
FPF altera datas e define finais do Pernambucano para 16 e 23 de abril
Alteração visa evitar maratona de jogos para Sport e Ceará, finalistas da Copa do Nordeste. Com isso, Estadual vai invadir calendário do Campeonato Brasileiro
postado em 25/03/2014 18:16 / atualizado em 25/03/2014 19:32
BLOG: LEIA A ANÁLISE SOBRE A MUDANÇA NO CALENDÁRIO DO PE2014
A alteração só foi possível graças a uma nova mudança nas datas da Copa do Brasil. Assim, a estreia do Sport na competição foi adiada mais uma vez e acontecerá no dia 30 de abril, fora de casa, contra o Brasília. Com a decisão, as duas finais da Copa do Nordeste seguem marcadas para os dias 2 e 9 de abril. A primeira na Ilha do Retiro e a segunda no Castelão.
De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, presente à reunião, a mudança só foi possível graças a CBF.
"Havia três estudos. Um deles mexeria nas datas das finais da Copa do Nordeste. Outro adiaria a estreia de Sport e Ceará no Campeonato Brasileiro. Mas os dois não puderam ser feitos por conta de contratos comerciais. Com isso, apesar de não querer inicialmente, a CBF aceitou mexer mais uma vez nas datas da Copa do Brasil e com isso ganhamos duas datas. E também excepcionalmente foi autorizado que as finais dos estaduais de Pernambuco e do Ceará entrem nas datas do Brasileiro", explicou Evandro.
"Tudo isso aconteceu por ser um ano de Copa do Mundo. Perdemos 55 datas com isso. Não é o ideial, mas dentro da relação custo benefício, foi uma boa solução, assim como as outras também eram", completou Evandro.
Com o adiamento das datas das finais do Pernambucano, a FPF também ganha folga para modificar as datas das semifinais do Estadual. Com isso, as partidas foram remarcadas para os dias 6 e 13 de abril, dois domingos.