
O adiamento do processo eleitoral do clube das três cores vem se estendendo desde o início do último trimestre de 2020. Recentemente, no mês de outubro, o mesmo juiz proibiu que o Santa Cruz adiasse as eleições e o dia 14 fosse mesmo a data para tal. Depois, o Conselho Deliberativo coral votou pela postergação. Agora, a situação, com o resultado favorável no Tribunal, espera definição da data em que, de fato, ocorrerá o pleito.
O QUE DIZ O ESTATUTO DO CLUBE
De acordo com o estatuto vigente do Santa Cruz, a eleição tem que ocorrer na primeira quinzena do mês de dezembro. Porém, o documento da decisão do TJ-PE questiona a falta de previsão legal para a realização das eleições, que foram impedidas por questão de "força maior", a exemplo da pandemia do novo coronavírus.
“É certo e incontroverso que no Estatuto do Santa Cruz Futebol Clube não há previsão legal para solução do impasse ocasionado pelo impedimento de realização de eleições na data preconizada no instrumento constitutivo do clube, motivado por caso fortuito ou força maior. Há o interesse do autor/embargado de realizar as eleições na data prevista no estatuto, mas há o impedimento forçado por motivo de força maior”, apresenta trecho do documento.