Com 39 pontos, o Fortaleza de 2012 tem essa marca atualmente. Com um saldo de gols de 17, um a menos que o Santa tem hoje, três empates são o suficiente para fazer o Tricolor do Recife igualar a pontuação, o número de vitórias e superar o saldo de gols dos cearenses. Em caso de uma vitória em qualquer um dos jogos restantes, a pontuação do Santa se iguala, mas o número de vitória já ultrapassa o desempenho do Leão do Pici.
O melhor cenário possível para o Santa Cruz, três vitórias nos jogos contra Manaus, Jacuipense e Ferroviário, deixam o time com 45 pontos, melhor campanha com folgas no atual sistema de disputa desta fase, que acontece neste modelo desde 2012.
Mesmo com o bom número sendo iminente no Santa Cruz, um alerta tem que ser ligado. A boa campanha na primeira fase não traz garantias sobre classificação na disputa pelo acesso. O próprio Fortaleza de 2012, após garantir a vaga nas quartas de final, foi derrotado pelo Oeste e seguiu na Série C até 2017.
Ainda assim, a realidade da Série C é outra, uma vez que a disputa pelo acesso não é mais definida em apenas 180 minutos, nos quais uma oscilação pode punir gravemente uma equipe bastante consolidada. Com um novo formato em quadrangular e seis jogos até o acesso, a boa campanha na primeira fase pode trazer maiores referências na hora da decisão.