Ao longo das últimas quinze temporadas, o Santa já vivenciou todas as quatro divisões do futebol brasileiro. Entre campanhas de acesso e de rebaixamento, de título e de eliminação precoce, são poucos os cenários que ainda não foram vividos pelo torcedor coral. Ainda assim, nenhuma campanha a nível nacional conseguiu números tão convincentes quanto a atual, que já tem 61% dos pontos disputados fora de casa e 87% dos decididos no Arruda.
Longe dos seus mandos, a melhor campanha coral tinha sido na Série D de 2010, quando o time conseguiu 47% de aproveitamento fazendo apenas cinco jogos. A segunda melhor foi em 2013, quando o Santa ganhou a Série C com 46% dos pontos nos 13 jogos que fez fora do Arruda. Aquela campanha também foi a melhor dentro dos domínios corais, com 82% de aproveitamento. A segunda melhor em casa foi na Série B de 2015, com 81% em 19 jogos.
Os resultados do Santa fora do Recife já são tão bons que, mesmo no improvável caso de perder os três jogos que ainda tem a fazer fora de casa (Imperatriz, Remo e Jacuipense), o time ainda terá um aproveitamento de 41% como visitante nesta primeira fase, o que é superior aos rendimentos fora nos últimos seis Brasileiros.
Satisfeito com o bom rendimento do time, o treinador Marcelo Martelotte exaltou o futebol que vem sendo aplicado pelo Santa Cruz apesar das crescentes dificuldades impostas pelos adversários.
“O Santa Cruz está entre os primeiros desde o início da competição. Então já há algumas rodadas, a gente vem sentindo uma dificuldade nesse sentido do que os adversários se propõem contra a nossa equipe. Mas ao mesmo tempo que as dificuldades aumentam, a gente tem dado uma resposta positiva e o nosso nível tem aumentado também. É essa questão que temos trabalhado, uma concentração maior, uma preparação bem feita para que a gente chegue no dia do jogo e tenha condição de enfrentar todas essas dificuldades”.
AS CAMPANHAS CORAIS EM CASA
2020 (C) - 86,7% (4V - 1E - 0D)
2019 (C) - 66,7% (5V - 3E - 1D)
2018 (C) - 66,7% (6V - 2E - 2D)
2017 (B) - 43,9% (6V - 7E - 6D)
2016 (A) - 40,4% (7V - 2E - 10D)
2015 (B) - 80,7% (15V - 1E - 3D)
2014 (B) - 61,4% (10V - 5E - 4D)
2013 (C) - 82,1% (10V - 2E - 1D)
2012 (C) - 66,7% (5V - 3E - 1D)
2011 (D) - 70,8% (5V - 2E - 1D)
2010 (D) - 46,7% (2V - 1E - 2D)
2009 (D) - 22,2% (0V - 2E - 2D)
2008 (C) - 50,0% (2V - 3E - 1D)
2007 (B) - 59,6% (9V - 7E - 3D)
2006 (A) - 38,6% (6V - 4E - 9D)
AS CAMPANHAS CORAIS FORA DE CASA
2020 (C) - 61,1% (3V - 2E - 1D)
2019 (C) - 25,9% (1V - 4E - 4D)
2018 (C) - 36,7% (2V - 5E - 3D)
2017 (B) - 21,1% (2V - 6E - 11D)
2016 (A) - 14,0% (1V - 5E - 13D)
2015 (B) - 36,8% (5V - 6E - 8D)
2014 (B) - 35,1% (4V - 8E - 7D)
2013 (C) - 46,2% (5V - 3E - 5D)
2012 (C) - 14,8% (0V - 4E - 5D)
2011 (D) - 41,7% (2V - 4E - 2D)
2010 (D) - 46,7% (2V - 1E - 2D)
2009 (D) - 33,3% (1V - 0E - 3D)
2008 (C) - 16,7% (0V - 3E - 3D)
2007 (B) - 14,0% (1V - 5E - 13D)
2006 (A) - 10,5% (1V - 3E - 15D)