Diferentemente dos rivais Sport e Náutico, o Santa Cruz começou um pouco mais tarde o reinício dos treinamentos, após a liberação do governo do estado. Enquanto o Timbu e o Leão retornaram a campo na última segunda (15), foi apenas nesta quarta que o Tricolor voltou a campo para os começar as atividades.
E, do ponto de vista do preparador físico coral, Cláudio Romão, um aspecto positivo, apesar da quarentena de pouco mais de três meses, está sendo percebido: a melhora do condicionamento físico dos atletas. Segundo Romão, inclusive, o preparo do elenco está “bem melhor” do que o apresentado antes do início da pandemia de covid-19, que paralisou o futebol em todo o país.
“A maioria dos atletas voltou com melhores condições e comparação a de quando se começou no início da temporada. Mas, é claro, avaliando essa situação para o jogo, eu acredito que o condicionamento tem que ser aprimorado com os trabalhos técnicos e táticos com bola e chegar a um ponto que se assemelhe à dinâmica de uma partida”, avaliou.
Nesta quinta-feira, inclusive, o preparador físico do Santa Cruz comandou o treinamento ao lado do técnico Itamar Schülle, no Centro de Treinamento Ninho das Cobras. Dois grupos foram divididos nos turnos da manhã e da tarde para evitar aglomerações.
Quatorze jogadores trabalharam nesta quinta-feira: Fabiano, Pipico, Tinga, Derlis, Didira, Lucas Gonçalves, Augusto Potiguar, André, Adriano Napão, Patrick Nonato, Felipe Cabeleira, Ítalo Henrique, Mayco Félix, João Cardoso.
Ainda sem trabalhar com bola, Carlos Romão destacou quais avaliações foram realizadas no grupo do Santa Cruz. “Iniciamos com algumas avaliações, de resistência, com ioiô, fizemos um teste de força com nosso fisiologista e após esse dia de avaliação fizemos um complemento com um trabalho aeróbico, tudo na busca de uma adaptação”, completou.