Presença constante no time comandado pelo técnico Itamar Schülle, o volante Paulinho chegou ao Santa Cruz desacreditado: precisava mostrar o futebol de anos atrás, como quando jogou no rival Náutico e na Ponte Preta, depois de algumas temporadas frustrantes recentemente. Mas tão logo foi acionado, transformou-se em uma peça chave no elenco coral, sendo o líder de assistências do time, com cinco gols servidos, e referência no meio de campo da Cobra Coral.
De acordo com a avaliação feita pela reportagem, que decidiu rankear as atuações de cada jogador do plantel Tricolor do Arruda, Paulinho é, de longe, o mais bem conceituado entre todos os 33 atletas que compõem o elenco, com uma nota média de 6,33 por jogo.
No ranking, Paulinho fez apenas duas partidas no limite da média (5), nas derrotas para o Fortaleza - 3 a 0 - e CRB - 1 a 0 -, ambas na Copa do Nordeste. E teve apenas uma abaixo, o 4,5 contra o Central, pelo Campeonato Pernambucano. Por outro lado, todos os nove duelos restantes variaram entre 6,5 e 8,5. Na ocasião, a melhor atuação de Paulinho em um jogo, de acordo com a avaliação do Diario, foi logo em um clássico contra seu ex-clube, o Náutico, no Arruda.
Ali, o volante deu uma assistência para o gol de Victor Rangel, o segundo dele com a camisa do Santa Cruz, e dominou o meio de campo - e o jogo - como o principal nome do duelo.
Desbancando líderes do Santa Cruz em atuação, como o artilheiro Pipico e o zagueiro e capitão da equipe, Danny Morais, Paulinho disputou 12 partidas neste início de temporada, até antes da paralisação do futebol em virtude da pandemia do novo coronavírus. No Tricolor, o volante, que havia revelado desejo em parar de jogar antes de chegar no clube pernambucano, admitiu viver o melhor momento da carreira na Cobra Coral, a quem agradeceu a oportunidade.
“Esse momento que eu estou vivendo no Santa Cruz é único. O melhor momento da minha carreira, com certeza. Confesso que jamais esperava viver o que eu estou vivendo e é gratificante para mim. As pessoas têm reconhecido meu trabalho, a torcida, a diretoria. É uma honra vestir essa camisa e espero que minha passagem por esse clube possa durar por muito tempo”, afirmou.
Paulinho - 12 partidas
Média: 6,33
STA 3X0 PET - 6,5
RET 1X2 STA - 8
STA 0X0 BAH - 6,5
CRB 1X0 STA - 5
OPE-MT 0X0 STA - 6
FOR 3X0 STA - 5
STA 2X1 SAL - 6,5
CEN 0X0 STA - 4,5
AFO 0X2 STA - 6,5
STA 3X1 FRP - 6,5
STA 2X0 NAU - 8,5
ATG 1(4)X1(3) - STA - 6,5