Santa Cruz

SANTA CRUZ

Em início de ano, Santa Cruz reduz em mais da metade gols de sofridos sobre 2019

Tricolor levou apenas dois gols nas cinco partidas disputadas até agora; no ano passado, número era mais que o dobro neste recorte

postado em 04/02/2020 07:30 / atualizado em 04/02/2020 13:49

(Foto: Bruna Costa/Esp. DP; Rafael Melo/Santa Cruz)
Cinco equipes enfrentadas. Sendo duas delas jogando em divisões de cima no futebol brasileiro. Apenas uma derrota e dois gols tomados. Este é o raio-x dos 17 dias que marcaram o início de temporada do Santa Cruz. Longe, é verdade, de ter em mãos a equipe ideal, como em várias vezes foi dito pelo técnico Itamar Schülle, o time do Tricolor, no entanto, vem se consolidando. E em um setor específico: a defesa. 

Prova disso é que, considerando os cinco primeiros duelos de 2019, a Cobra Coral, comparando este recorte para 2020, reduziu em mais da metade os gols tomados. De fato, é cedo dizer que esta tendência continuará, mas é um sinal de avanço. Na temporada passada, foram cinco gols levados pelo Santa Cruz. Neste início de ano, apenas dois.  

A equipe montada em 2019 e então comandada pelo técnico Leston Júnior, contra o mesmo Bahia, por exemplo, levou três na Copa do Nordeste. Diferentemente do resultado deste ano, quando o clube pernambucano empatou em 0 a 0 disputando contra um  adversário cuja receita é a maior da história do Nordeste, com R$189 milhões - quase nove vezes maior do que a do Santa Cruz 

Titular absoluto no gol do Santa Cruz e destaque da equipe neste início de ano, o prata da casa Maycon Cleiton avaliou o desempenho da defesa coral. “Isso demonstra que a parte defensiva vem sendo sólida, como todo o grupo, porque começa lá da frente a marcação. É uma prova de que todo mundo está se doando, dando o seu melhor para conseguir êxito”, exaltou. 

A reportagem do Superesportes traz, agora, um comparativo dos duelos disputados nos últimos dois anos. Diferentemente de 2020, quando enfrentou duas equipes de nível acima, disputando as Séries A e B, em 2019, apenas um jogo marcou tamanha disparidade - justamente contra o Bahia. No restante, o Santa Cruz enfrentou Botafogo-PB (empate em 0 a 0), América-PE (vitória por 3 a 0), Flamengo de Arcoverde (empate em 1 a 1) e Afogados da Ingazeira (vitória por 4 a 1). 

Já neste ano, a Cobra Coral teve apenas o CRB, qeue figura na Série B, como um rival acima do “teto”. Na ocasião, acabou derrotado por 1 a 0, em jogo válido pela Copa do Nordeste. Nos demais confrontos, venceu o Petrolina por 4 a 0, empatou com o Bahia em 0 a 0, ganhou do Retrô, de virada, por 2 a 1 e, por fim, bateu o Vitória das Tabocas por 1 a 0, no último domingo.  

JOGOS

2020 

Santa Cruz x Petrolina - 4 a 0 - 1ª rodada do Campeonato Pernambucano  
Santa Cruz x Bahia - 0 a 0 - 1ª rodada da Copa do Nordeste 
Santa Cruz x Retrô -  2 a 1 - 2ª rodada do Campeonato Pernambucano 
Santa Cruz x CRB - 0 a 1 - 2ª rodada da Copa do Nordeste 
Santa Cruz x Vitória das Tabocas - 1 a 0  - 3ª rodada do Campeonato Pernambucano

2019 

Santa Cruz x Botafogo-PB -  0 a 0 - 1ª rodada da Copa do NE  
Santa Cruz x América - 3 a 0 - 1ª rodada do Campeonato Pernambucano 
Santa Cruz x Flamengo de Arcoverde - 1 a 1 - 2ª rodada do Campeonato Pernambucano 
Santa Cruz x Bahia - 1 a 3 - 2ª rodada da Copa do Nordeste 
Santa Cruz x Afogados da Ingazeira - 4 a 1 - 3ª rodada do Campeonato Pernambucano