Um dos eventos da celebração do aniversário do Santa Cruz foi um encontro de tricolores no Pátio da Santa Cruz, local onde o clube foi fundado, 106 anos atrás. Enquanto algumas crianças jogavam futebol no pátio da Igreja, entre 30 e 40 membros de uma facção organizada rival passaram à paisana, deram dois tiros para cima, soltaram fogos e fazendo gritos contra o clube coral.
Em meio à confusão, diversos torcedores procuraram refúgio nos bares localizados no Largo de Santa Cruz, muitos deles assustados. Segundo o relato de um torcedor que preferiu não se identificar, havia uma viatura de polícia no local, mas os agentes só teriam afastado os torcedores.
“Os caras vieram de uma rua, deram dois tiros para cima, soltaram um bocado de fogos, saíram correndo, vieram no caminho da (Conde da) Boa Vista, tudo à paisana, gritando, aí todo mundo saiu correndo. Tinha uns cinco ou seis ‘pirralhos’ jogando bola, a maioria está aqui no bar, assustado, mas bem”, relatou o torcedor que falou com a reportagem.
Também houve relatos de confusão por parte de alguns torcedores corais, que reividaram as ações e também atiraram objetos e tiveram que ser contidos pela polícia. Ao final, nas calçadas do Pátio restaram diversas garrafas quebradas.
Alguns torcedores ficaram feridos durante a ação, que teve que ser controlada pela Polícia Militar. pic.twitter.com/x7FNwwdPr8
%u2014 Superesportes PE (@superesportesPE) February 3, 2020
O Santa Cruz também se pronunciou quanto ao caso, através do Twitter, repudiando a violência atentada contra os tricolores no centro do Recife.
ISSO NÃO É FUTEBOL!
— Santa Cruz F.C. (@SantaCruzFC) February 4, 2020
O encontro no Pátio de Santa Cruz não é um evento oficial do calendário do clube, mas é um evento tradicional da torcida coral. Mesmo 106 anos depois da fundação do clube, o local ainda é muito ligado ao Santa Cruz, sendo ponto de encontro constante para tricolores.