Entre os dias 11 e 19 deste mês, o técnico Itamar Schülle esteve na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em Teresópolis, no Rio de Janeiro, fazendo um curso para treinadores. Mas agora, com a volta prevista na madrugada desta quinta-feira à Recife, o comandante gaúcho oficialmente se dedicará 100% ao Santa Cruz.
Segundo informações da assessoria do clube, Itamar Schülle tem chegada esperada na madrugada da próxima sexta-feira. Em seguida, colherá informações sobre os últimos nove dias de treinamento. Enquanto estava fora dos últimos trabalhos feitos na pré-temporada, o auxiliar, Lucas Isotton, ao lado do preparador físico Lucas Gamarra, é quem estiveram à frente das movimentações.
Esta não é a primeira vez, no entanto, que o Santa Cruz inicia a temporada sem técnico. No ano passado, o então treinador Leston Júnior, ao final de 2018 - ainda no período de montagem do elenco para 2019 - , ficou cinco dias ausente para terminar o curso de Licença A na CBF.
O elenco do Santa Cruz se reapresentou no último dia 10 (terça-feira), mas nos dois primeiros dias realizou treinos físicos, de força, e de corrida, na pista de atletismo do Santos Dumont. Somente na quinta-feira (12) os 16 jogadores do elenco treinaram no Centro de Treinamento, pela primeira vez, com bola.
Na semana seguinte, os atletas que disputaram e venceram a Copa Pernambuco, do sub-23, foram integrados ao elenco profissional. Vale ressaltar que, até o momento, 34 jogadores compõem o plantel do Santa Cruz - dos 38 esperados. Isso porque o lateral direito Warley, o volante Charles e o zagueiro João Victor - todos cumprindo férias -, além do atacante Patrick, um dos destaques do Tricolor na Copa Pernambuco, ainda não apareceram.
Vale ressaltar que, dos três, o retorno do defensor é o mais difícil, uma vez que o Vitória, clube onde João Victor está vinculado, deseja comprá-lo.
Acompanhando os treinamentos diários do Santa Cruz na pré-temporada, a reportagem do Superesportes destaca um dos atletas que vem treinando. Cria dos times de várzea de Recife, o recém-contratado Pedro Maycon, que defendia até pouco tempo o Decisão, de Bonito, atual campeão da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Veloz pelas pontas, bom batedor de falta e frio diante do gol, Pedro Maycon não se intimidou, nas várias oportunidades que teve, em ter o gigante Carlos Miguel embaixo das traves, contra quem fez vários gols.
Outro destaque da pré-temporada é o meia e também recém-contratado Diogo, ex-Atlético-AC. Com bom passe e visão de jogo apurada, o atleta se movimenta bem pelo meio, encontra brechas e, por ser leve, é rápido também em jogadas no um contra um.