
Se olharmos para os números, fica clara a frequência dessas relações no Santa Cruz. Nos últimos seis anos, foram sete empréstimos do Palmeiras, cinco do Grêmio e quatro do Cruzeiro. Entre os nomes que vieram nesses acordos, vários se destacaram no Arruda, como o meia João Paulo, o volante Uillian Correia e o goleiro Anderson. Mesmo reconhecendo a importância, o presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, em entrevista exclusiva ao Superesportes, alertou que o clube não está interessado em qualquer empréstimo.
“Não só vir de barriga de aluguel, que não possa também render frutos ao clube. A ideia é entre nós é essa, não é render ao Palmeiras. Tem a possibilidade também de fazer uma parceria com o Athletico Paranaense, o Grêmio também é uma equipe que tem uma relação boa com o Santa, então vamos usar um pouco dessas parcerias para que a gente também consiga qualificar o elenco a baixo custo. Esses jogadores, muitas vezes vêm ou com a integralidade ou com parte desses salários pagos pelos clubes de origem”.
O dirigente coral também alertou que a prioridade tricolor, no momento, é fazer os desligamentos e renovações com o elenco de 2019.
“No futebol, a gente não pode nunca deixar de estar observando, mas o momento agora é de poder fazer desligamentos e também, dentro do nosso próprio elenco, agilizar o processo de renovação de jogadores que interessam ao clube, que até o momento não têm vínculo para 2020. Então, esse momento agora é isso. Desligar os que estão aí para fazer acordo, o clube terminar pagando todo mundo, de fato acabar 2019, não levar dentro de campo para 2020”.
Questionado sobre o andamento dos processos de renovação e distrato do Santa Cruz, o presidente também esclareceu os processos, mas sem adiantar nomes.
“O processo de renovações está em sigilo. De fato, a gente não pode ficar falando para não acabar até dispersando a condição de poder disputar essa negociação, então se você falar de um jogador, ‘cadê aquele outro?’, então pode encarecer o negócio. Então, como a gente está contando com não utilizar recursos, a gente não está falando em nomes. Mas o processo de rescisão, desligamentos, está na faixa aí de 85% a 90%”.
VEJA OS EMPRÉSTIMOS RECENTES DE CLUBES DO “G13” PARA O SANTA CRUZ
2019 - Palmeiras (Anderson), Botafogo (Victor Lindemberg)
2018 - Palmeiras (Augusto, Maílton, Johnny)
2017 - Vasco (William Barbio), Atlhetico (André), Cruzeiro (Halef Pitbull, Federico Gino), Internacional (Jacsson), Corinthians (Bruno Paulo), Botafogo (Yuri, Pachu)
2016 - Grêmio (Lucas Ramon), Cruzeiro (Uillian Correia, Matías Pisano), Atlhetico (Roberto), Atlético (Marion), Palmeiras (Wellington, Mazinho)
2015 - Grêmio (Moisés, Guilherme Biteco), Santos (Pedro Castro), Internacional (João Paulo, Nathan), Palmeiras (Bruninho)
2014 - Internacional (Cassiano), Athletico (Carlos Alberto), Grêmio (Emerson Santos, Tony), Flamengo (Marlon), Atlético (Wescley)