Santa Cruz

SANTA CRUZ

Contra ABC, Santa Cruz enfrenta tabu de nunca ter vencido times de Roberto Fernandes

Treinador recifense já encarou o Santa Cruz em onze oportunidades defendendo cinco equipes diferentes, mas, até hoje, nunca foi derrotado

postado em 24/07/2019 11:00 / atualizado em 24/07/2019 11:16

<i>(Foto: Helder Tavares/DP)</i>
Não bastassem os desafios naturais dos noventa minutos, o Santa Cruz ainda terá que lidar com mais um no jogo contra o ABC. O tabu. No confronto entre Santa e Roberto Fernandes, o treinador leva a melhor e está invicto. O comandante alvinegro, que comandou o clube coral na última temporada, vai se reencontrar com o Tricolor pela segunda vez desde sua saída do Recife.

Roberto Fernandes é torcedor do Náutico assumido e ficou marcado em Pernambuco pelas boas passagens no comando do alvirrubro de Rosa e Silva. O bom retrospecto contra o clube coral, porém, não se restringe às partidas à frente do Timbu. Roberto já encarou o Santa enquanto comandava outras quatro equipes: Londrina, Anapolina-GO, América-RN e CRB, sempre sem derrotas.

Até hoje, foram onze confrontos, entre jogos por Pernambucano, Nordestão e Séries B e C. Para os times de Roberto são cinco vitórias e seis empates, com 22 gols marcados e 15 sofridos. Enquanto o treinador ostenta 63% de aproveitamento, o Santa amarga apenas 18%.

No histórico do confronto, alguns jogos podem continuar vivos nas memórias dos tricolores. Pela Série B de 2014, o Santa Cruz de Oliveira Canindé levou mais de 34 mil torcedores à Arena de Pernambuco e perdeu para o América de Natal pelo placar mínimo. Na Segundona de 2017, O Santa de Martelotte recebeu o lanterna - e virtual rebaixado - Náutico, e perdeu o Clássico das Emoções por 3 a 2, encaminhando a queda Tricolor à Série C.
 
O mais perto que o Santa Cruz já chegou de ganhar de Roberto Fernandes, foi no único confronto nesta temporada. Em abril, o Santa de Leston Júnior recebeu o CRB no jogo único das quartas-de-final da Copa do Nordeste. No tempo regulamentar, o CRB vencia até o último minuto, mas William Alves marcou o empate. Na cobrança de pênaltis, vitória tricolor por 8 a 7.
 
Agora, o tabu será colocado à prova mais uma vez. O treinador e o clube se reencontram pela 12ª vez. Dessa vez, o Santa Cruz chega para o confronto precisando da vitória para manter o sonho da classificação vivo. Já o ABC chega como pior mandante do torneio e precisa pontuar para fugir do rebaixamento.

CONFIRA TODOS OS CONFRONTOS ENTRE ROBERTO FERNANDES E SANTA CRUZ

2003 - Londrina 3x1 Santa Cruz (Série B)
2004 - Anapolina 2x1 Santa Cruz (Série B)
2005 - Santa Cruz 3x3 Anapolina (Série B)
2009 - Náutico 2x2 Santa Cruz (Pernambucano)
2011 - Náutico 3x1 Santa Cruz (Pernambucano)
2011 - Santa Cruz 3x3 Náutico (Pernambucano)
2014 - Santa Cruz 0x1 América-RN (Série B)
2017 - Santa Cruz 2x3 Náutico (Série B)
2018 - Santa Cruz 0x0 Náutico (Pernambucano)
2018 - Náutico 1x1 Santa Cruz (Série C)
2019 - Santa Cruz 1x1 CRB (Copa do Nordeste)