Santa Cruz

SANTA CRUZ

Leston Júnior prega cautela sobre utilização de pratas da casa no Santa Cruz: 'Haverá transição'

Treze atletas da base foram triados e serão observados de perto pelo treinador

postado em 24/11/2018 11:30 / atualizado em 24/11/2018 12:51

Caio Falcão/FPF
Com o orçamento apertado, a diretoria do Santa Cruz tem tomado uma definição visando a temporada 2019: irá utilizar de maneira mais efetiva os atletas das divisões de base no elenco profissional. Não em vão, o técnico escolhido para comandar o time, Leston Júnior, tem boa experiência com jogadores mais jovens. Passou durante cinco anos pelos departamentos de formação de talentos do Cruzeiro, América-MG e Bahia. Atento ao planejamento coral, o treinador pregou máxima cautela e atenção na forma que esses jovens jogadores serão utilizados.

Com uma boa temporada na base, o Santa Cruz conseguiu pavimentar doze atletas a serem observados de perto por Leston Júnior na próxima semana. O sub-15 voltou a disputar uma final do Estadual após 14 anos, mas perdeu para o Sport. No sub-17, foi eliminado nas semifinais também para o rival rubro-negro. Por fim, no sub-20 está na final do Campeonato Pernambucano (faz a primeira partida da decisão contra o Porto neste sábado, em Caruaru, às 15h) e lidera o Grupo D da Copa do Nordeste da mesma categoria.

De acordo com Leston Júnior, mesmo distante, ele assistiu duas partidas do sub-20 coral pela internet. Gostou do que viu. "Já venho acompanhando e tive a oportunidade de assistir aos garotos. Estamos conversando com a direção, conhecendo cada vez mais aqueles atletas que pertencem ao clube para que as tomadas de decisão sejam sempre abalizadas para aquilo que buscamos", afirmou.

Até aqui, o Santa Cruz tem 13 atletas remanescentes da última Série C garantidos no elenco. Outros cerca de dez atletas serão contratados. No mais, o elenco será composto inicialmente por atletas da base. O que gera uma cautela maior do treinador. "O clube tem como meta em 2019 dar oportunidade a atletas em destaque da base e precisamos criar um cenário propício para isso. Não podemos jogar uma responsabilidade grande demais aos garotos. Temos que montar uma estrutura de time e inseri-los atletas de maneira natural", explicou. 

Atletas de potencial

Coordenador das divisões de base do Santa Cruz, Rogério Guedes vê com bons olhos essa oportunidade aos garotos. Segundo ele, aqueles que serão observados mais de perto por Leston já passaram por uma triagem e agora irão compor o elenco. "O técnico Leston Júnior vai ver quais as necessidades do elenco, quais os perfis que ele deseja e ver quem vai aproveitar. Sabemos que todos os jogadores colocados a ele têm potencial, isso garantimos", ressaltou.

A pré-temporada do Santa Cruz está agendada para acontecer a partir do dia 3 de dezembro. Porém, a direção deseja iniciar os trabalhos com esses atletas da base alguns dias antes - o que será definido na próxima segunda-feira. Tudo, segundo Leston, com a máxima precaução. "Não é inteligente lançar esse atletas de maneira aleatória. É importante que haja um trabalho diferenciado e haverá uma transição. É um problema não do Santa Cruz, mas do futebol brasileiro. Estamos criando uma estratégia que faça esse trabalho acontecer sem jogar a eles uma responsabilidade que não é a ideal", pontuou.

Jogadores da base do Santa Cruz confirmados:

Laterais direitos - Augusto Potiguar e Warley;
Zagueiro João Victor e Glawber; 
Volantes Jeffinho, Caetano e Ítalo Henrique;
Atacantes Wallyson Pequeno, Paulo Victor, Kelvenny, Adriano, Elias e Sillas Gomes.