O Santa Cruz está nas quartas de final da Copa do Nordeste. A equipe coral manteve a regularidade no torneio regional e empatou a sua terceira partida fora de casa, desta vez com o Treze, em 0 a 0, no estádio Amigão, em Campina Grande. Com o resultado obtido na noite desta quinta-feira, o Tricolor se manteve invicto e na liderança do Grupo A, agora chegando aos nove pontos. Beneficiado pelo empate entre Confiança e CRB (1 a 1), no outro jogo da chave, garantiu a classificação à fase seguinte com uma rodada de antecedência.
A ida ao mata-mata do Nordestão garantiu, inclusive, uma importante e aguardada premiação de R$ 450 mil ao clube. Um ponto à frente do CRB, o Santa Cruz ainda não está garantido na liderança do grupo. Para isso, precisará vencer o Confiança, na próxima quinta-feira, no Arruda, na rodada derradeira da primeira fase.
O jogo
O Santa Cruz voltou a apresentar grandes dificuldades na criação das jogadas. Ainda carente de um camisa 10, o time repetiu o velho problema desta temporada: de transição entre defesa e ataque. Com extrema lentidão, fez um primeiro tempo burocrático contra o Treze. Mais uma vez, Daniel Sobralense teve uma noite apagada com a camisa coral. Se pouco produziu, por outro lado o Tricolor esteve muito bem defensivamente, foi pouco incomodado pelo frágil sistema ofensivo paraibano e acabou sendo levemente superior ao adversário.
A primeira boa chance coral apareceu com Robinho, aos quatro minutos. A finalização saiu em cima do goleiro. Aos 23, Geovane tabela com Sobralense e soltou o pé de fora da área para uma boa defesa de Saulo. Dois minutos depois, o goleiro ex-Sport voltou a crescer. Após boa jogada de Ávila, Héricles ficou cara a cara com o goleiro. O atacante tentou driblar Saulo, que deu um bote certeiro nos pés do tricolor e salvou o Treze. A melhor chance paraibana veio aos 28, com Dedé arriscando de longe e assustando Machowski.
Segundo tempo
Após o intervalo, as duas equipes voltaram mais dispostas a buscar o gol. Com o Treze precisando da vitória para se manter vivo no torneio, a partida automaticamente ficou mais aberta. Aos 6 minutos, um bom momento do jogo. Ávila cruzou, Héricles ajeitou para o meio de cabeça e Daniel Sobralense testou no travessão. No contra-ataque, Edinho chutou de longe e a bola foi nas redes pelo lado de fora.
Aos 17, Edinho arriscou de longe e Tiago Machowski mostrou que estava atento na partida. Após o lance, a partida voltou a ficar truncada. Mais eficiente, o Tricolor esteve muito bem defensivamente. Sem riscos. Aos 38, o meia Guto foi expulso e praticamente encerrou qualquer chance de vitória do Treze.
Ficha do jogo
Treze 0
Saulo; Alex Travassos, Fernando Lopes, Ítalo e Danilo Itaporanga; Elielton (Guto), Dedé e Leílson; Beleu (Tininho), Rayro (Hugo Freitas) e Edinho Canutama. Técnico: Flávio Araújo.
Santa Cruz 0
Tiago Machowski; Vítor, Danny Morais, Genílson (Augusto Silva) e Henrique Ávila; Leandro Salino (Jorginho), Luiz Otávio e Daniel Sobralense; Geovane (Maílton), Robinho e Héricles. Técnico: Júnior Rocha.
Estádio: Amigão, em Campina Grande. Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA). Assistentes: Dijalma Silva Ferreira Jr (BA) e Carlos Vidal Pereira de Oliveira (BA).
Cartão Vermelho: Guto (T) (38’ do 2ºT).Cartões amarelos: Ítalo, Fernando Lopes (T); Geovane, Danny Morais e Vítor (S).