Foram oito jogos sem vitória (sendo seis derrotas) até finalmente voltar a vencer na última rodada contra o Goiás. A maré, aos poucos, parece estar virando no Arruda. Para afastar de vez a má fase, e consequentemente se afastar do Z4, somar algum ponto no estádio do Café às 21h30 desta sexta-feira é importantíssimo para o Santa Cruz. Uma chance de engatar uma sequência realmente positiva.
Com um empate e uma vitória nos dois jogos sob o comando de Marcelo Martelotte, o sentimento é que o ambiente vai ficando mais positivo a cada dia que se passa e o time vem se adaptando ao modo que o comandante quer ver o time em campo. Por isso, um bom resultado, ou seja, somar pontos em Londrina, é visto como algo quase que obrigatório para confirmar essa evolução.
O problema é que o Santa Cruz tem um grande fator para superar. Voltar a vencer fora de casa, o que não ocorre desde a sétima rodada, quando superou o Ceará, adversário da próxima terça-feira, por 3 a 1 no Castelão. Desde então, foram cinco derrotas, três empates e apenas três gols marcados contra 13 sofridos. Números nada animadores.
Ao menos o adversário não é nenhum bicho papão dentro de casa. Em 12 jogos foram apenas quatro vitórias, cinco empates e três derrotas. Dados que provam que a campanha do Tubarão, que soma 33 pontos e ocupa a décima posição, poderia ser bem melhor na competição. Algo que o Santa Cruz tem que aproveitar para sair sem ser derrotado e que poderá ser crucial para sequência de jogos após o duelo desta sexta-feira que terá Ceará (c), Internacional (f), América-MG (c) e Figueirense (f).
Time
Sem João Paulo, suspenso, e Derley, vetado após lesão no tornozelo, o técnico Marcelo Martelotte não testou muitas opções. Escalou Bruno Paulo na ponta e Wellington Cézar na cabeça de área. André Luis chegou a ser dúvida, mas está recuperado após sair sentindo dores musculares contra o Goiás e ter saído do treino após uma pancada no joelho.
Adversário
O Londrina terá mudanças e não apenas por suspensões ou lesões. O técnico Claudio Tencati quer “sacudir” a equipe e escalou uma equipe bem ofensiva. Tencati trocou o volante Rômulo pelo atacante Safira e Jardel voltou ao meio de campo no lugar de Rafael Gava. A intenção é deixar Safira e Carlos Henrique mais fixos e fazer com que Celsinho e Arthur, que marcou dois gols no Arruda no primeiro turno, alimentem os atacantes.
Ficha do Jogo
Londrina
César; Reginaldo, Dirceu, Edson Silva e Quaresma (Ayrton); Germano, Jardel e Celsinho; Artur, Safira e Carlos Henrique. Técnico: Cláudio Tencati.
Santa Cruz
Julio Cesar; Nininho, Anderson Salles, Sandro e Tiago Costa; João Ananias, Wellington Cézar e Thiago Primão; Bruno Paulo, André Luis e Grafite. Técnico: Marcelo Martelotte.
Data: 22/9/17
Estádio: do Café, em Londrina
Horário: 21h30
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Assistentes: Herman Brummel Vani (SP) e Vitor Carmona Mestestaine (SP)