Durante o início da Série A, a equipe tricolor chegou a liderar o campeonato. Ao fim de um confronto no Arruda, uma emissora de TV local entrevistava alguns torcedores na saída do estádio, todos eufóricos com a ótima sequência do time. Entre eles, estava Renan. “Tudo começou após o jogo Santa Cruz x Cruzeiro, no Arruda. Vencemos por 4 a 1. O time estava embalado, começamos o ano sendo campeão pernambucano e da Copa do Nordeste. E o Santinha foi e venceu o Cruzeiro, campeão brasileiro nos anos anteriores e com jogadores renomados no elenco”, conta Renan.
O Santa Cruz já havia goleado o Vitória, vinha de uma sequência de dois jogos fora de casa e estava invicto. “Goleamos em casa e a empolgação foi a mil. Eu estava saindo do estádio com meu pai e alguns amigos e bati de frente com um canal de televisão. O repórter começava a entrevistar alguns torcedores no local e fui para perto deles”, afirma o tricolor.
Ao ser questionado pelo repórter sobre a ótima fase e até onde o seu time do coração chegaria na competição, Renan foi logo direto. “Meu amigo, eu vou pra Libertadores! Peguei na mão que ele segurava o microfone e comecei a balançar, tremeu foi tudo. E continuei: ‘Você acredita em mim? Eu vou pra Libertadores, amigo. Você acredita em mim?’ Todos os torcedores que passavam pelo local caíram na gargalhada."
Segundo Renan, houve uma edição na entrevista que ajudou a bombar o vídeo. “Acho que o repórter me sacaneou. Na edição do vídeo, só aparece o trecho em que falo da Libertadores. Cheguei a falar de Grafite e da Copa do Nordeste, mas só ficou aquela parte engraçada”, explicou, aos risos.
Foco em 2017
Renan trabalha em uma empresa de telefonia móvel, é casado e tem uma filha de 1 ano. Mora em Brasília Teimosa, no Pina, Zona Sul do Recife. Tem sido o alvo preferido dos principais portais de humor esportivo nas redes sociais. “É no Facebook, WhatsApp, em todo lugar. Nas ruas, as pessoas me olham e logo lembram da resenha. Do nada, começam a gritar ‘Eu vou pra Libertadores, você acredita em mim?’”, diz.
A cada novo revés tricolor, ele volta à tona. “Enquanto o Santinha não participar da Libertadores, a resenha vai rolar. Até lá, vou ter que aguentar a zoação”, afirma. “Tem que levar tudo na esportiva, o futebol precisa disso, gosto da brincadeira.”
Perguntado se o Santa Cruz tem chance de se salvar do rebaixamento, Renan preferiu focar em 2017. “Eu vou subir pra Série A no próximo ano, amigo”, apostou. Você acredita nele?
As chances do Santa Cruz
Praticamente rebaixado, só resta ao Santa Cruz se planejar para 2017. O clube tem 99% de chances de cair já na próxima rodada, segundo sites especializados em estatísticas do futebol, como o Infobola e o Chance de Gol. Restam apenas quatro jogos e a equipe tricolor precisa vencer todos para chegar aos 39 pontos. Se o Vitória, 16º colocado no campeonato, apenas empatar uma das partidas restantes, chegará aos 40 pontos e sacramentará o rebaixamento coral. Em suma, a Cobra precisa ganhar de Coritiba (fora), Atlético-MG (casa), Grêmio (casa) e São Paulo (fora) e torcer por tropeços de quem está acima: Figueirense, Internacional e Vitória.
Risco de queda (em %)
20º) América-MG: 27 pontos (99%)
19º) Santa Cruz: 27 pontos (99%)
18º) Figueirense: 27 pontos (98%)
17º) Internacional: 38 pontos (52%)
16º) Vitória: 39 pontos (40%)
15º) Coritiba: 42 pontos (7%)
14º) Sport: 43 pontos (2%)
Fonte: Infobola