A saída de João Paulo é tratada como certa no Santa Cruz. O meio-campista mantém contrato com o clube até dezembro de 2017, mas tem um salário elevado que foge do orçamento coral para a próxima temporada na Série B. A direção já admitiu negociá-lo e o empresário do atleta, Christian Manica, também já afirmou que o seu cliente não deve seguir no Arruda no ano que vem. Segundo informações de bastidores apuradas pela reportagem do Superesportes com fontes ligadas à direção, o novo destino do jogador está encaminhado e pode ser o Botafogo.
João Paulo tem recebido sondagens para deixar o Tricolor ao término do Brasileirão. Embora negue a concretização de qualquer acordo, Manica confirmou que uma das consultas realmente foi feita pelo Alvinegro Carioca.
“Não tem nenhum acerto. Existem sondagens. Com o passar do tempo, vão acontecer as propostas oficiais. Existiu a sondagem do Botafogo, de clubes de São Paulo, de Minas Gerais, dos times do exterior. Por enquanto, o Botafogo perguntou sobre a situação, valores, mas assim como outros clubes também fizeram.”
Ainda de acordo com informações colhidas pela reportagem, internamente, porém, o presidente do Santa Cruz, Alírio Moraes, trata como praticamente certa a ida do jogador ao Botafogo ao ter ficado ciente da oferta. Procurado pelo Superesportes, o mandatário não atendeu as chamadas. João Paulo, por sua vez, preferiu não se pronunciar sobre o assunto porque já havia comentado sobre o seu futuro na última entrevista coletiva.