
Saiba mais
Em 2007, à época ainda como zagueiro do Santa Cruz, Adriano chegou a comandar a equipe coral nas duas últimas rodadas daquela Série B. Foram duas derrotas para Criciúma e Coritiba que selaram o rebaixamento do clube à Terceira Divisão. Mas, desde quando retornou ao Arruda, aposentado como jogador para ser auxiliar, nunca perdeu ao assumir a função de treinador depois de demissões, suspensões ou ausência de técnicos.
Adriano Teixeira está invicto há oito partidas no total. Iniciou esta sequência com um empate com o Icasa-CE, na transição entre Sérgio Guedes e Oliveira Canindé durante a Segundona de 2014. No ano seguinte, não ficou à beira do gramado nenhuma vez. Nesta temporada, porém, foram sete oportunidades como técnico, em que conseguiu três empates e quatro vitórias - entre atuações sofríveis (como no 0 a 0 com o América, pelo Estadual) e consistentes (a exemplo do 1 a 1 com o Inter, no Beira-Rio). Graças ao bom trato dele com o elenco e às atuações do time nas duas derradeiras rodadas do Brasileirão, parte da direção cogita a sua efetivação para 2017, segundo informações de bastidores colhidas pela reportagem do Superesportes.
O interino terá mais quatro jogos no campeonato para provar de vez o seu valor. Os atletas já aceitam a ideia de tê-lo como treinador não mais provisório. “Eu acho que ele tem condição de já exercer a função. Todo mundo iria gostar bastante. Ele tem o carinho do grupo, mas também dos funcionários”, declarou João Paulo, que tem contrato com o Santa até o fim de 2017. Adriano, por sua vez, segue cauteloso. “Estou muito feliz com o trabalho realizado. Vou esperar a competição acabar. É passo a passo. Não adianta fazer planos para o futuro.”
Adriano Teixeira no comando do Santa Cruz
2007
Criciúma 2 x 0 Santa Cruz (Heriberto Hülse, Série B)
Santa Cruz 2 x 3 Coritiba (Arruda, Série B)
*Ambas como jogador e treinador
2014
Santa Cruz 1 x 1 Icasa-CE (Arruda, Série B)
*Transição entre Sérgio Guedes e Oliveira Canindé
2016
América 0 x 0 Santa Cruz (Ilha do Retiro, Pernambucano)
Santa Cruz 1 x 1 Ceará (Arruda, Nordestão)
*Transição entre Marcelo Martelotte e Milton Mendes
Vitória da Conquista 0 x 2 Santa Cruz (Lomanto Júnior, Copa do Brasil)
*Substituto de Milton Mendes, que ficou no Recife com os titulares
Santa Cruz 2 x 1 Campinense (Arruda, Nordestão)
Santa Cruz 4 x 1 Vitória (Série A)
*Suspensão de Milton Mendes
Internacional 1 x 1 Santa Cruz (Série A)
Santa Cruz 1 x 0 América-MG (Série A)
*Assumiu cargo interinamente após saída de Doriva
Retrospecto: 10 Jogos/4 Vitórias/4 Empates/2 Derrotas/53,3% De aproveitamento/8 Jogos invicto