Santa Cruz

SANTA CRUZ

Perto da volta de Neris, Luan Peres tem "última chance" para provar valor no Santa Cruz

Titular deve ficar fora de só mais um jogo e, com clube de olho em outro zagueiro, Peres busca reeditar boa atuação no clássico

postado em 03/09/2016 19:00 / atualizado em 03/09/2016 19:07

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Quando Neris se tornou desfalque no Santa Cruz para cuidar da lesão na coxa direita, há pouco menos de um mês, a missão de substituí-lo caiu no colo de Luan Peres, que só havia jogado uma partida até então pela equipe. Mas a permanência dele no time vinha com prazo de validade. Um dos destaques da equipe na temporada e principal pilar do sistema defensivo tricolor, Neris ficaria seis partidas vetado pelo departamento médico e, mesmo ausente, seria improvável que fosse superado. Dito e feito. Até aqui, após cinco jogos, o reserva esteve longe de mostrar a mesma regularidade. Peres agora vai ter a sua última participação iniciando entre os 11 neste período de veto do titular. Com a diretoria interessada na contratação de mais um zagueiro, ele tem a derradeira chance para provar que, ao menos, pode ser um suplente à altura no elenco tricolor.

A previsão do clube é que Neris, que já iniciou a transição para os trabalhos físicos, fique à disposição do técnico Doriva no clássico contra o Sport, na Ilha do Retiro, pela Série A - em 11 de setembro. Antes, porém, Luan Peres atua na próxima quarta-feira, quando o Santa recebe a Chapecoense, no Arruda, pela 23ª rodada da competição. Necessita repetir a atuação que teve na última quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, a sua melhor pelo time.

As outras participações de Luan na equipe, no entanto, acabaram não sendo tão convincentes. Ainda pela 17ª rodada do Brasileiro, enquanto Neris já sentia incômodos na coxa direita, estreou diante do Atlético-MG. Naquele 3 a 0 sofrido em Belo Horizonte, embora tenha se mostrado seguro em campo, ficou marcado por ter levado pedaladas desconsertantes de Robinho no terceiro gol do Galo, ainda sob o comando de Milton Mendes.

Sustentado pelo argumento de que seria mais veloz que o outro jogador da posição disponível no grupo, Wellington, Peres foi acionado pela segunda vez como titular dois jogos depois, frente ao Vitória, no Barradão - quando Neris iniciou o período de resguarde, e o interino Adriano Teixeira não se furtou em colocá-lo mais uma vez entre os titulares. A partir da chegada de Doriva, seguiu na equipe de cima nas quatro partidas seguintes da temporada.

Luan reconhece, contudo, que está muito longe de superar Neris ou mesmo Danny Morais na zaga. “Acho que é cedo (falar em titularidade). Desde quando cheguei sabia que ia ser difícil conquistar o meu espaço aqui dentro. Estou me adaptando. Com a sequência, ritmo de jogo, a tendência é só melhorar”, disse. “A responsabilidade de substituir Neris é muito grande. Acho que também tenho potencial, com características até parecidas com a dele, como a de saída de bola. Ele está voltando e vai ser uma dúvida boa na cabeça do treinador”, emendou, mostrando uma certa esperança em continuar tendo oportunidades.

Problemas superados

Assim que foi contratado, Luan pediu afastamento do Santa por causa de um grave problema na sua família, um câncer que acometeu a sua avó. Passou 23 dias de licença, sequer foi apresentado oficialmente, perdeu seis jogos no ano e a oportunidade de estrear diante do Botafogo, em Juiz de Fora, por causa de uma suspensão de Neris. A posição ficou com o prata da casa Walter Guimarães. Sem querer muito recordar do assunto, Luan Peres assegura foco total no time. “Bateu o desespero. Eu precisava ir para casa. Reuni o grupo inteiro para avisar que iria embora. Se eu entrasse em campo naquele momento, não iria ajudar. Só iria atrapalhar. A minha cabeça não iria estar no jogo”, lembrou. “Naquele momento, sabia que tinha perdido um pouco de espaço. Tinha que voltar do zero. Voltei, mas quando cheguei voltei, a minha cabeça não se preocupou mais lá, apenas aqui”, completou.

Luan Peres pelo Santa Cruz

6 Jogos/6 Como titular/4 Pela Série A/2 Pela Sul-Americana

Os jogos

17ª rodada da Série A
Atlético-MG 3 x 0 Santa Cruz

20ª rodada da Série A
Vitória 2 x 2 Santa Cruz

21ª rodada da Série A

Santa Cruz 0 x 1 Fluminense

Sul-Americana

Santa Cruz 0 x 0 Sport

22ª rodada da Série A
Cruzeiro 2 x 0 Santa Cruz

Sul-Americana
Sport 0 x 1 Santa Cruz

6 Jogos/1 Vitória/2 Empates/3 Derrotas/27,7% De aproveitamento