Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz tenta ser mais um algoz do Grêmio, sem vida fácil contra times da parte de baixo

Equipe coral entra em campo às 19h30 desta quinta-feira, em Porto Alegre; adversário já perdeu pontos para clubes como Vitória, Sport e América-MG

postado em 04/08/2016 08:20 / atualizado em 04/08/2016 19:14

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

THOMAS SANTOS/AGIF/ESTADAO CONTEUDO.
O poderio do Grêmio é inconteste. Força que se evidencia na colocação da equipe gaúcha na tabela da Série A. Há duas rodadas no G4 do Brasileiro, o time do técnico Roger Machado é ainda, de quebra, o terceiro melhor mandante do campeonato. Às 19h30 desta quinta-feira, logo em Porto Alegre, o Santa Cruz enfrenta esse indigesto oponente. Se tudo leva a crer que uma nova derrota dos corais é quase inevitável, a esperança pernambucana vem justamente do retrospecto do adversário diante de equipes que lutam contra o rebaixamento. Ao se deparar com clubes que tentam fugir da degola, a vida dos gremistas não tem sido nada fácil ultimamente.

No último domingo, um triunfo do Grêmio sobre o lanterna América-MG parecia assegurado. Frustrou-se quem pensou assim. Em Belo Horizonte, os gaúchos ficaram num empate sem gols, com chances perdidas para os dois lados, e perderam a oportunidade de dividirem a liderança com o Corinthians ao fim da rodada. O caso não foi isolado. O time de Douglas e companhia ainda tropeçou mais feio frente ao Vitória. Dentro de casa. Na 10ª rodada, acabou sendo derrotado por 2 a 1 e permitiu ao rubro-negro baiano se afastar ainda mais do Z4. Esse, aliás, foi o único revés gremista em seu território até então.     

Rival do Santa, o Sport também já complicou o Grêmio neste Brasileiro. Há três jogos, à época na penúltima posição, o Leão ganhou por 4 a 2, na Ilha do Retiro, e iniciou a sua reação no Brasileiro. Ao se encontrar com equipes na zona de rebaixamento ou perto dela, no entanto, não foram só tropeços. O time de Roger já ganhou de Cruzeiro e Figueirense. Mas apenas a última mais recentemente. O gol do triunfo naquela partida, por sinal, só foi feito nos acréscimos do jogo, com o atacante Bobô. O Tricolor Gaúcho também enfrentou o Coritiba, um dos candidatos à queda, e ganhou em casa por 2 a 0. Mas ainda na quarta rodada, quando o Coxa se situava no meio da tabela.   

O técnico Milton Mendes compreende que é possível arrancar pontos do Grêmio no Rio Grande do Sul. Agora no 4-4-2 pelo segundo jogo seguido, recheou o meio-campo com volantes para “ganhar corpo” no setor. Crê que o Santa vai precisar marcar para surpreender. Contudo, o treinador cobra que o time ataque como não atacou o Atlético-MG na rodada passada e perdeu por 3 a 0, em Minas Gerais. “Precisamos que eles (os volante) apareçam. O Derley é o único deles mais defensivo.”

Time
O Santa Cruz perdeu Uillian Correia para o jogo, que sofre com incômodos no pé e foi vetado. Derley perderia a posição devido à volta de João Paulo, que estava suspenso. Mas com a ausência de Correia, continuará entre os titulares. O resto do meio-campo será formado pelos também volantes Jadson e Danilo Pires. Na zaga, Mendes não adiantou se Neris retorna após lesão na coxa direita. Se não reunir condições ainda de atuar, Luan Peres segue na posição.

Adversário
O treinador Roger Machado vai poder praticamente repetir o mesmo time titular que empatou em 0 a 0 com o América-MG, no estádio Independência. A única mudança na escalação vai ser na lateral direita do Grêmio. Suspenso após ter recebido um cartão vermelho contra o Coelho, Edílson cede lugar a Wallace Oliveira na posição. 

Ficha técnica

Grêmio
Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Jaílson, Maicon, Negueba, Douglas e Pedro Rocha; Miller Bolaños. Técnico: Roger Machado.

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Léo Moura, Luan Peres (Neris), Danny Morais e Tiago Costa; Derley, Jadson, Danilo Pires e João Paulo; Keno e Grafite. Técnico: Milton Mendes.

Estádio:
Arena do Grêmio (Porto Alegre-RS). Horário: 19h30. Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP). Assistentes: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP).

O retrospecto do Grêmio contra os times que lutam contra o rebaixamento

Tropeços

10ª rodada

Grêmio 1 x 2 Vitória
(Vitória era 15º  colocado)

15ª rodada
Sport 4 x 2 Grêmio
(Sport era 19º colocado)

17ª rodada
América-MG 0 x 0 Grêmio
(América era 20º colocado)

Vitórias

9ª rodada

Grêmio 2 x 0 Cruzeiro
(Cruzeiro era 17º colocado)

14ª rodada
Grêmio 2 x 1 Figueirense
(Figueirense era 16º colocado)

*Ainda não enfrentou Santa Cruz e Botafogo; enfrentou o Coritiba na quarta rodada, quando o Coxa estava em 9º lugar.