Santa Cruz

SANTA CRUZ

Redenção coletiva: a força do elenco que une ídolos e ex-renegados pela torcida do Santa Cruz

Títulos reafirmam posição de ídolos Grafite, João Paulo e Tiago Cardoso, mas também traz a redenção de Tiago Costa e Danny Morais

postado em 09/05/2016 09:13 / atualizado em 09/05/2016 09:18

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Rafael Martins/Esp DP - Ricardo Fernandes/DP
Na mesma intensidade da idolatria por Tiago Cardoso, João Paulo e Grafite, havia no elenco do Santa Cruz alguns atletas que conviviam com a desconfiança e as vaias. Havia ainda os esquecidos, colocados em segundo plano no elenco. Para três deles, o título conquistado ontem, assim como o da Copa do Nordeste, representa um momento de redenção. Um crescimento baseado na entrega à equipe. A partir do sentimento de coletividade.

Dois deles conseguiram algo extremamente difícil. Transformar vaias em aplausos. O zagueiro Danny Morais e o lateral esquerdo Tiago Costa. Este último foi hostilizado mais de uma vez. Desde o início da temporada, aliás. As primeiras vaias ecoaram ainda na pré-temporada. No amistoso contra o Botafogo-PB, foi vaiado ao substituir Allan Vieira. A cena se repetiu mais vezes, até que a chegada de Milton Mendes mudou tudo. Primeiro, ele herdou a vaga de titular com a lesão do companheiro. E manteve a posição, mesmo com a recuperação dele. Fez isso com atuações regulares, firmeza defensiva e apoio ofensivo eficiente. De hostilizado pela torcida, cresceu de forma impressionante com a chegada de Milton Mendes. Na vontade e na velocidade, virou peça fundamental do time.

Assim aconteceu também com o questionado Danny Morais. Não foram poucas as vezes que a zaga do Santa Cruz foi criticada durante a temporada. Responsabilidade que recaía sobre as costas dele. O jogador acostumou-se a ter a sua qualidade questionada. Foi outro a dar um salto de qualidade após a chegada de Mendes. Cresceu juntamente com o seu companheiro de zaga. O seu novo companheiro, na verdade.

Relegado ao segundo plano por Marcelo Martelotte, Neris voltou a aparecer no Santa Cruz nas mãos de Milton Mendes. O zagueiro é o único que esteve presente nos onze duelos com o novo treinador. Virou o parceiro de Danny Morais em uma zaga que conseguiu superar os erros. Por uma vez, também esteve ao lado de Alemão. Nessa sequência, são apenas sete gols sofridos. Em quatro partidas, a equipe coral sequer foi vazada. "Agradeço a Milton Mendes por me dar esse voto de confiança. Estou muito feliz pelo momento que estou vivendo. Não só eu como todo o grupo está conquistando bons resultados", afirma.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/05/08/1582/20160508165401384891a.zip', 'id_content': 3276820L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/sport/2016/05/08/galeria_sport,1582/fotos-santa-cruz-segura-sport-e-fatura-bicampeonato-estadual.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Santa Cruz segura Sport e fatura bicampeonato estadual', 'id_pk': 1582L, 'id_conteudo': 3276820L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Santa Cruz segura Sport e fatura bicampeonato estadual', 'id_treeapp': 56, 'descricao_destaque': 'Uma semana ap\xf3s faturar o t\xedtulo da Copa do Nordeste, tricolores levantam o bicampeonato pernambucano, mais uma vez na Ilha do Retiro ', 'schema': 'foto_12711703576'}