Santa Cruz

SANTA CRUZ

Campeão em 2001, Cardoso mostra ansiedade em jogar Série A pelo Santa Cruz: "É outro nível"

Goleiro coral conquistou o Brasileiro com 17 anos, quando atuava pelo Atlético-PR

postado em 19/01/2016 09:35 / atualizado em 19/01/2016 10:34

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco

Hesíodo Góes/Esp DP
Liderança inquestionável do elenco do Santa Cruz, o goleiro Tiago Cardoso tem em seu discurso o foco no Campeonato Pernambucano e na Copa do Nordeste. Diz que é preciso ir por etapas na temporada e só pensar no Brasileiro depois de passadas as primeiras competições do ano. Ele não esconde, porém, a ansiedade em disputar mais uma Série A na carreira. Campeão nacional em 2001, o capitão coral trata a elite do futebol como um torneio à parte no país.

"O foco primeiro tem que ser no primeiro turno (do Estadual), e a hora de disputar a Série A vai chegar. Creio que é outro nível, outro tipo de competição, apesar de ser no Brasil", pontuou o goleiro, que traz a receita para uma boa campanha: "Um grupo forte, porque realmente a rotatividade é muito grande. O trabalho em si não muda, a língua do futebol não muda."

Se 2016 será o primeiro ano de Cardoso na Série A como capitão e titular absoluto, o passado traz lembranças animadoras. Em 2001, com apenas 17 anos, ele compôs o elenco que conquistou o Brasileiro pelo Atlético-PR. Experiência da qual a união foi grande trunfo. "É importante ter um grupo muito unido. Eu tive a oportunidade de chegar ao Atlético-PR em 2001, em uma equipe muito unida, e terminou sendo campeã brasileira. A união é fundamental", explicou.

 

Experiência e juventude

Outro fator que o goleiro vê como de grande ajuda para o Santa Cruz é a mescla entre atletas experientes, que já disputaram a Primeira Divisão - tais quais Grafite, Wallyson, Danny Morais e Vitor - e outros, mais jovens, que farão sua estreia na elite, caso de Raniel, Wellington Cézar e Allan Vieira. "É claro que se tiver jogadores que já atuaram, como eu, Vitor, entre outros, mais ajuda. Mas creio que a qualidade do nosso grupo pode surpreender muita gente", finalizou.