SANTA CRUZ
Sem três dos seus quatro volantes, Martelotte será obrigado a improvisar no Santa Cruz
Superesportes destrincha opções do técnico Marcelo Martelotte para próximo jogo
postado em 25/08/2015 10:00 / atualizado em 25/08/2015 13:21

Saiba mais
Atuar só com um volante
A primeira vista, esta parece ser a opção favorita do treinador. Foi testada já no segundo tempo do jogo diante do Macaé, quando ele tirou Wellington no intervalo para poder acionar Luisinho, que entrou como um segundo homem no meio-campo ao lado de João Paulo, enquanto Anderson Aquino e Lelê seguiam abertos nas pontas. O time passou a atuar apenas com Bruninho como volante, missão que seria agora de Moradei. Em teoria, o time ficaria mais exposto. Mas os alas e também os outros meias ajudam na recomposição. Apesar da propensão mais ofensiva, a equipe não foi tão pressionada com esta formação na etapa final da partida da última sexta, no Arruda.
João Paulo na cabeça de área
Com Ricardinho, João Paulo chegou a jogar como volante ou terceiro homem da marcação no meio-campo - ora pelo Campeonato Pernambuco, ora em jogos da Série B. Pela primeira vez, Martelotte agora pode delegar ao meia a antiga missão na cabeça de área. Ele jogaria um pouco mais a frente que Moradei, este mais encarregado pelo combate. Dessa forma, um novo armador entraria no time. Lúcio, Pedro Castro e Daniel Costa seriam os cotados. Mas há um porém em relação a este último. O treinador tricolor já alertou que, dificilmente, Daniel Costa vai jogar junto de João Paulo sob o seu comando. A alegação é que eles dois têm características muito semelhantes.

Renatinho seria a solução, mas...
Assim que retornou ao Arruda para comandar o Santa na Série B, a primeira mudança que fez foi devolver Renatinho ao time titular do Santa Cruz, colocando-o como segundo volante. O prata da casa iniciou na nova função em seis partidas no Brasileiro e chegou a fazer dois gols. Seria a peça ideal para encaixar nesta situação. O problema é que o atleta vem de uma contusão muscular na coxa esquerda, está na transição do departamento médico para o físico e ainda sequer treinou com o restante do grupo. Embora o clube não o descarte totalmente, como está sem trabalhar com bola e tendo atuado pela derradeira vez ainda em 1º de agosto, a sua participação diante do Paraná é improvável.
Esquema com três zagueiros
Martelotte pode ainda abdicar de um volante e colocar mais um zagueiro na equipe. Deixaria, então o seu esquema 4-2-3-1 - que não abriu mão desde quando foi contratado - para atuar no 3-5-2. Como Alemão está suspenso, Diego Sacoman é quem completaria o trio de zaga ao lado de Neris e Danny Morais.