Santa Cruz

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Empresa responsável por cobrança de sócios do Santa Cruz culpa software por erros

BPGP Marketing Esportivo garante que sócios corais lesados serão ressarcidos

postado em 28/01/2015 19:50 / atualizado em 29/01/2015 14:34

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Um erro de software. Essa foi a explicação dada pelo diretor executivo da BPGP Marketing Esportivo, Dênis Victor Oliveira, responsável pelos programas de sócios do Santa Cruz, para justificar a duplicidade na cobrança das mensalidades. Segundo ele, o programa atual está sobrecarregado já que não foi criado para a quantidade atual de categorias de sócios do clube (e suas ramificações). O que gerou as falhas.

“O Santa Cruz possui uma conta no MOIP (empresa de pagamentos virtuais) e por erro no nosso sistema, as vezes não recebemos a informação de que uma mensalidade foi paga pelo cartão de crédito, o que gera uma nova cobrança”, explicou. “Há dois tipos de erro. Uma e quando não recebemos a informação do pagamento, o que gera uma nova cobrança em 48 horas. A outra é quando não recebemos a informação que o pedido de cobrança foi feito. O que pode gerar mais de uma cobrança no mesmo dia”, completou.

Ainda de acordo com o diretor, com o lançamento do novo programa de sócios do Santa, o clube passará a contar com um novo software, que promete corrigir os erros. “Com ele, o acompanhamento será mais confiável. E após 48 horas, se não tivermos uma resposta de pagamento, o programa vai emitir um novo pedido de cobrança ao MOIP, mas automaticamente ordenando para que o primeiro seja estornado.”

Dênis Victor garantiu que todos os sócios lesados serão ressarcidos. Ou com pedido de estorno junto ao cartão de crédito ou na forma de pagamento de mensalidades futuras. “Na medida do possível chegamos a identificar alguns sócios lesados manualmente e entramos em contato direto com eles. Mas a partir de novembro, realmente, esse volume aumentou muito. Por isso, pedimos que os torcedores procurem o clube. Também vamos colocar no site do novo programa de sócios uma seção para tratar apenas desse assunto”, finalizou.

O que diz o Procon?
De acordo com o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel, o Santa Cruz pode ser multado e responder processo civil e criminal caso seja comprovado que houve a intenção do clube de lesar os sócios. Para abrir investigação, o órgão, no entanto, precisa de uma ação coletiva. “Se vários torcedores procurarem o Procon com a mesma reclamação poderemos abrir uma investigação e ir ao clube realizar uma fiscalização para apurar o que houve”, explicou Rangel.

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Atualização
Após a matéria publicada pelo Superesportes, o clube soltou uma nota oficial em que volta a culpar o software pelos erros.

Em resposta à matéria veiculada no Superesportes - Diario de Pernambuco -, desta terça-feira (28), sobre cobranças em duplicidade nas mensalidades dos sócios Corais, o gestor do projeto de sócios do Santa Cruz, Denis Victor de Oliveira, esclareceu os motivos que geraram as duplicidades em algumas cobranças de mensalidades no antigo projeto de sócios do clube.

MOTIVOS
"Na verdade, isso ocorreu por uma falha de comunicação dos servidores do sistema que gere o programa de sócio com os cartões de crédito. De maneira simples, o que aconteceu é que algumas informações de cobrança não foram retornadas e, assim, entendíamos que essa informação não tinha sido recebida e, então, reenviávamos essa solicitação de cobrança. Isso acabou gerando algumas cobranças em duplicidade e, até, em triplicidade”.

MEDIDAS TOMADAS
"Esse problema tem um tempo que foi detectado, num volume muito pequeno. Identificamos e atendemos aos sócios que estavam com algum problema dessa natureza e buscamos uma correção definitiva. Ficou claro que a melhor correção seria o desenvolvimento de um novo software, o que vem ocorrendo há seis meses, então, para a nova campanha de sócios, o software é absolutamente novo, e, em paralelo, buscamos melhorar essa conexão entre servidores, inclusive, buscando essa resposta, ao invés de estar esperando".

"Desde então, a gente vem procurando atender esses sócios prejudicados por esse erro, reembolsando os valores indevidamente cobrados. Entre setembro e novembro forma identificados e conciliados 147 casos. A maior incidência ocorreu em dezembro de 2014 com 381 casos, dos quais 271 já foram contatados e tiveram suas situações resolvidas".

"Além disso estamos buscando contato com todos os sócios que ainda não tiveram sua situação resolvida, pedimos desculpas pelo transtorno gerado e deixamos toda nossa equipe de atendimento disponível de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábados de 8h às 12h, disponibilizamos ainda o contato através do telefone 4062-8340 e e-mail contato@guerreirofiel.com.br para tratar exclusivamente desse assunto".

"SOU SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA"
"Identificando todos os problemas ocorridos no sistema do programa Guerreiro Fiel, desenvolvemos um novo sistema, a partir do zero, feito totalmente dedicado a estrutura social do Santa Cruz".

"O antigo sistema de sócio não efetua mais qualquer interação de pagamento ou cadastro, o que garante uma solução dos problemas anteriormente ocorridos".

"O SOU SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA utiliza um sistema de cobrança novo, que utiliza várias ferramentas para evitar, por exemplo, cobranças duplicadas ou indevidas, por esse motivo, o sócio do programa SOU SANTA CRUZ DE CORPO E ALMA não deverá ter preocupação em relação aos antigos problemas, pois se trata de uma plataforma completamente nova e produzida exclusivamente para atender à imensa demanda da torcida do Santa Cruz". Até ontem, não havia tal seção no site dos planos de sócios do Santa.