SANTA CRUZ
Zalgiris tem hegemonia nacional, mas perdeu dois jogos no Brasil antes de encarar o Santa
Bicampeão nacional, time da Lituânia já perdeu para Goiás e Gama
postado em 21/01/2015 11:56 / atualizado em 21/01/2015 17:45
Títulos
Bicampeã nacional, a equipe alviverde vem se destacando na Lituânia. O time comandado pelo técnico Marek Zub tem cinco títulos da primeira divisão - três na década de 90 e os outros dois nas duas últimas temporadas. Ostenta ainda sete taças da copa do país e duas supercopas. Nesta temporada, disputará pela segunda vez a fase playoff da Liga Europa. Na primeira, em 2013/2014, acabou sendo goleado pelo austríaco Red Bull Salzburg por 7 a 0, no placar agregado. Participou também da fase classificatória da Champions League três vezes. A derradeira, no ano passado, foi eliminado pelo Dínamo Zagreb, da Croácia.
Agenda no Brasil
Ainda este ano, a equipe do leste europeu, decidiu, assim como o Shakhtar Donetsk, fazer parte da sua intertemporada no Brasil. Nas duas partidas que disputou no país, contra Gama e Goiás, o time verde e branco foi derrotado por 2 a 0. Os próximos adversários são, além do Santa Cruz, Ypiranga-RS, Caxias-RS e Vila Nova-GO.
Mudança de temperatura
Nas partidas que já disputou no Brasil, o elenco do Zalgiris sofreu com o calor típico do verão do país. Acostumado com temperaturas abaixo de zero na Lituânia nesta época do ano, o time vem encontrando dificuldades para impor seu ritmo nas partidas.
No primeiro jogo do Zalgiris no país, na partida contra o Goiás, o cansaço pelo calor nada familiar aos jogadores era evidente. Depois de conseguir equilibrar a partida no primeiro tempo, os estrangeiros acabaram cedendo na etapa complementar. Contra o Goiás, na última terça-feira, a história não foi diferente. Os visitantes foram derrotados novamente com dois gols do time brasileiro, também no segundo tempo.
Com a chegada no Recife nesta quarta-feira, os lituanos devem enfrentar uma calor de até 32º, temperatura que, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a Apac, deve ser a mesma no dia da partida contra o Santa Cruz.
Brasileiros do time
O atacante do Zalgiris Vilnius, Adi Rocha, maranhense, de 29 anos, passou por alguns clubes brasileiros como Mirassol-SP e Nacional-SP antes de deixar o Brasil para construir uma carreira no exterior. O jogador atuou pelo LASK Linz e Austria Kärnten, da Áustria, Concordia Chiajna e Steaua Bucaresti, da Romênia, Gamba Osaka, do Japão, até chegar à Lituânia. O jogador brasileiro acertou com o time do Zalgiris em julho do ano passado, mas, apesar de ter atuado em apenas três partidas, conseguiu se destacar marcando três gols pela equipe verde e branca e foi campeão nacional.
Além do atacante, outro brasileiro foi recém-contratado pelo clube lituano. O meia Elivelto Ribeiro Dantas, de 23 anos, atuava pelo Ekranas, também da Lituânia, chegou para ajudar o ataque, já que atua como meia ofensivo. Em 2014, o jogador marcou 13 gols em 29 jogos pelo Ekranas. Elivelto já atuou pelo Cabofriense-RJ e também jogou nas divisões de base do Flamengo.
Time do Zalgiris
Saulius; Andro, Algis (Mantas), Artak (Aldas), Youri; Paulius, Linas (Jakubas), Arturas (Justas), Semis (Georgas); Kristis (Vytautas) e Adi Rocha (Darius). Técnico: Marek Zub