Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz pode ficar fora da Copa do Brasil

Sem vaga via Campeonato Pernambucano, Tricolor aguarda ranking para definição

postado em 02/12/2014 20:25 / atualizado em 02/12/2014 23:19

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Ficar fora da Copa do Nordeste já será um prejuízo enorme para o Santa Cruz em 2015, mas o ano que ainda nem começou pode ganhar mais uma péssima notícia para os cofres e para o número de partidas do time. Além de não disputar o regional, o Tricolor do Arruda corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil. A confirmação só ocorrerá na próxima segunda-feira, mas as chances do Tricolor não atuar na competição são reais.

A classificação para a competição nacional ocorre de várias formas e a que atenderia o Santa Cruz seria via ranking da CBF, já que não obteve vaga no Campeonato Pernambucano como nos últimos três anos. Contudo, como o clube não foi tão bem nas competições em 2014, a colocação no ranking, que será divulgado logo após o fim da Série A, deve determinar a ausência do time da Copa do Brasil.

De acordo com o regulamento da competição em 2014, o Santa Cruz ficaria fora da competição por não figurar entre os clubes que se adequam aos seguintes critérios de classificação: seis clubes que estavam na Copa Libertadores; 70 clubes que se classificaram via campeonatos estaduais (caso de Sport, Náutico e Salgueiro); dez clubes mais bem colocados no ranking da CBF e que não estivessem nos dois grupos citados anteriormente.

A notícia sobre a possibilidade foi recebida com surpresa pela direção do Santa Cruz e Constantino Junior, diretor de futebol e futuro vice-presidente a partir da próxima sexta-feira, preferiu nem pensar no assunto. O diretor afirmou que só se pronunciaria quando tivesse confirmação. “A gente está confiante que jogará a Copa do Brasil. Em anos anteriores estivemos pior e jogamos. Não tem como comentar uma coisa que ainda vai sair.”
Arte

Como funciona o ranking?
Em 2013 a CBF mudou o seu ranking e os resultados históricos foram deixados de lado. Apenas os resultados dos últimos cinco anos são computados para definir a posição das equipes e os resultados mais recentes tem peso maior do que os mais antigos. Assim, a pontuação obtida em 2014 tem peso cinco, a de 2013 tem peso quatro e assim sucessivamente.

Quem herdaria as dez vagas do ranking?

Botafogo
Vitória
Ponte Preta
ABC
Portuguesa
Criciúma
Avaí
Paraná
Bragantino
ASA

Confira como deve ficar o ranking nacional após o fim da Série A*
DP/D.A Press