Oficializado na última segunda-feira após longa negociação, o meia-atacante Ruy está liberado para atuar pelo Náutico na partida de amanhã diante do Cuiabá, na Arena Pantanal, às 22h30 (horário do Recife). O atleta, inclusive, viajou na madrugada da sexta para o sábado com o elenco do Timbu para a capital mato-grossense e aguardava apenas a publicação de seu nome no BID para se tornar opção para o técnico Gilson Kleina.
Sem Jean Carlos, apesar das características semelhantes, Ruy não deve ser acionado prontamente no time titular, pois está sem ritmo de jogo. A última partida jogada pelo meia foi no dia 15 de agosto, atuando pelo Coritiba, na Série A, contra o Flamengo. O escolhido para substituir o camisa 10 deve ser o atacante Dadá Belmonte.
Com 31 anos, o meia chega ao Náutico para a terceira participação em quatro anos na Série B. Após atuar por América-MG, em 2017, onde foi um dos destaques da campanha do título, e Vitória, no ano passado, o jogador tentará mais um acesso à elite nacional na carreira.
Em 2020, o retrospecto de Ruy tem um número pequeno de jogos. Foram apenas seis jogos disputados pelo Coritiba e três gols marcados, o último ainda pelo campeonato estadual.