Negociando com a Rede Globo, detentora dos canais Sportv que está realizando reexibições de partidas históricas do futebol nacional e da Seleção Brasileira, desde meados do mês de abril, o Náutico anunciou o acordo, na última quinta-feira, e iniciou uma enquete em seu site oficial para que os torcedores escolham qual partida desejam assistir. Foram disponibilizadas três opções para a votação da partida que será veiculada no próximo dia 16. A votação estará disponível até o próximo dia 12 de maio.
Entre elas, estão a vitória sobre o Ituano, que garantiu o terceiro lugar da Série B de 2006 e o consequente acesso à elite do futebol nacional no ano seguinte. Além dela, estão outros dois jogos emblemáticos na Série A, sendo eles, o jogo em que o uruguaio Acosta brilhou e fez quatro gols na vitória contra o Botafogo (2007) e o triunfo por 2 a 1, nos Aflitos, diante do Corinthians que seria campeão mundial no mesmo ano.
Dessa forma, a reportagem do Diario de Pernambuco revisitou a história desses jogos históricos do Náutico.
18/11/2006 - Botafogo 2 x 0 Ituano
A penúltima rodada da Série B de 2006 reservava ao Náutico uma chance de renascer no futebol nacional. Após 12 anos rodando em divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, chegando a jogar a Série C de 1998, o Timbu estava a uma vitória de retornar à elite. Além disso, os alvirrubros ainda tinham o trauma da Batalha dos Aflitos, que ocorrera no ano anterior ainda muito vivo na memória. Pressionado, o time pernambucano entrou em campo no primeiro tempo com o intuito de decidir rapidamente a partida, porém sem sucesso.
Após um primeiro tempo sem gols, o grito de mais de 20 mil torcedores alvirrubros saiu da garganta logo aos três minutos, quando Luís Carlos Capixaba recebe na entrada da pequena área após tabela da dupla Kuki e Felipe. A tranquilidade veio aos 24, quando Felipe recebeu na grande área, ajeitou e encheu o pé esquerdo para estufar as redes de André Luiz e dar números finais ao placar.
Ficha do Jogo
Náutico 2
Eduardo; Sidny, Breno, Leandro Eusébio e Jaime (Sérgio Manoel); Luciano Totó, Vágner Rosa, Luís Carlos Capixaba e Nildo (Marcelo Ramos); Kuki e Felipe. Técnico: Hélio dos Anjos.
Ituano 0
André Luiz; Ricardo Lopes, Romildo, Erivélton e Daniel Moradei; Adriano, Jhonny (Rafael Tesser), Paulo Santos e Reginaldo; Gilson (Moré) e Cris (Beto). Técnico: José Carlos Drey.
Local: Estádio Eládio de Barros Carvalho (Aflitos).
Árbitro: Antônio Hora Filho (SE).
Assistentes: Almirdrovandro da Silva Lima (SE) e Ivaney Alves de Lima (SE).
Gols: Luís Carlos Capixaba aos 3' e Felipe, aos 24' do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Felipe, Luciano Totó e Nildo (Náutico); Jhonny, Gilson e Ricardo Lopes (Ituano).
Renda: R$225.555,00.
Público: 20.699.
09/09/2007 - Náutico 4 x 1 Botafogo
A Série A de 2007 havia começado mal para o Náutico e o jogo diante do Botafogo nos Aflitos pode ser considerado um ponto de virada rumo à fuga do rebaixamento. Depois de começar perdendo por 1 a 0, o Timbu contou com a estrela do uruguaio Beto Acosta, que foi vice-artilheiro do Brasileirão com 19 gols, para virar a partida e dar números finais à goleada, marcando quatro gols, sendo dois no primeiro tempo e dois na etapa final. No final da partida, o meia-atacante Jorge Henrique, que hoje está no Náutico, foi expulso após fazer falta duríssima no meia uruguaio.
Ficha do Jogo
Náutico 4
Eduardo; Radamés (Vagner Rosa), Onildo, Toninho e Júlio César; Daniel Paulista, Elicarlos (Everaldo), Geraldo e Acosta; Marcelinho e Maurício (Marcelo Silva)
Técnico: Roberto Fernandes
Botafogo 1
Max; Joilson, Juninho, Alex e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Coutinho (Renato Silva), Zé Roberto (Thiago Marín) e Jorge Henrique; Reinaldo e Dodô (Lucio Flavio)
Técnico: Cuca
Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)
Assistentes: Alessandro Rocha (BA) e Flávio Gilberto Kanitz (GO)
Gols: Juninho, aos 2 minutos do 1º tempo (Botafogo) e Acosta aos 29 e 36 minutos do 1º tempo e aos 12 e 43 minutos do 2º tempo (Náutico)
Cartões amarelos: Luciano Almeida, Alex, Reinaldo, Juninho (Botafogo); Elicarlos e Radamés (Náutico)
06/10/2012 - Náutico 2 x 1 Corinthians
A partida entre Náutico e Corinthians foi uma confirmação da excelente campanha que o Timbu vinha fazendo nos Aflitos na Série B de 2012. Recebendo em casa o time paulista, que havia sido campeão da Libertadores e posteriormente seria campeão mundial, o Alvirrubro começou a partida à frente do placar com um gol do atacante Kieza, que foi artilheiro do Náutico na temporada e está de volta ao Náutico em 2020. Guerrero empataria o jogo ainda no primeiro tempo e o placar seria definido aos 39 do 2º tempo, com gol contra do volante corintiano Ralf.
Ficha do jogo
Náutico 2
Felipe; Patric, Alemão (Alison), Jean Rolt e Douglas Santos; Martinez, Elicarlos, Souza e Rhayner (Lúcio); Araújo (Rogério) e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo
Corinthians 1
Cássio; Alessandro, Wallace (Giovanni), Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo (Edenilson) e Douglas (Ramírez); Martínez e Paolo Guerrero. Técnico: Tite
Local: Estádio dos Aflitos
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Gols: Kieza, aos 30, e Guerrero, aos 44 minutos do primeiro tempo. Ralf, contra, aos 39 minutos do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Paulinho e Douglas (Corinthians)