Com nove jogadores machucados em seu elenco, o Náutico tem a defesa e o ataque como os setores mais defasados do seu plantel. Com quatro baixas entre os zagueiros, uma vez que Camutanga, Rafael Dumas, Diego Silva e Ronaldo Alves se encontram fora de combate, a diretoria do Timbu, na figura do vice-presidente Diógenes Braga, afirmou em entrevista ao Diario de Pernambuco, que o clube não irá ao mercado para contratar novos atletas para a posição.
"Camutanga está em fase final de recuperação e temos dois zagueiros na base muito promissores, que são Carlão e Carlos (Itambé). Entendemos que temos Rafael (Ribeiro), Diego (Silva), (Fernando) Lombardi e Rafael Dumas, que já está voltando também. Não vemos a necessidade da contratação, pois o Dumas volta em um prazo relativamente rápido, ele não demora tanto a voltar, e Camutanga que daqui a pouco está de volta. Então, seria a contratação de um zagueiro para que daqui um ou dois meses nós tenhamos uma sobreposição de peças, o que, evidentemente, pesaria no orçamento", argumentou o dirigente.
Os dois jogadores com maior prazo de recuperação são os zagueiros Ronaldo Alves, que sofreu ruptura total do tendão de Aquiles, lesão semelhante à sofrida por Jorge Henrique na Série C do ano passado. O prazo de recuperação para o camisa 3 é de seis a oito meses. Além dele, Camutanga, que se recupera de cirurgia no joelho, ainda deve desfalcar o Alvirrubro por mais três meses. Dessa forma, ambos só retornariam ao time na Série B 2020.
Posição que também está desfalcada no elenco timbu, as pontas devem ser reforçadas após as lesões de Matheus Carvalho e Álvaro, ambos por ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho. O Náutico também não pode contar com Guillermo Paiva, que sofreu lesão grau dois na coxa e está sem previsão de retorno.De acordo com Diógenes Braga, o Náutico deve contratar ainda esta semana um atacante que atue pelo lado esquerdo de campo, numa ação de mercado que considera como 'tirar o coelho da cartola'.