O Náutico encerrou os testes de pré-temporada com mais um empate. Após sair na frente, com gol do novato Salatiel Júnior no primeiro tempo, os alvirrubros acabaram cedendo a igualdade por 1 a 1 com o Treze, neste domingo, nos Aflitos. Algo que já havia ocorrido no amistoso diante do ABC, ainda em dezembro. Além disso, o Timbu ficou no 0 a 0 com o mesmo Treze, em Campina Grande, na última quarta-feira.
Porém, em fase de preparação, o resultado, de fato, é o que menos interessa. De positivo, uma ainda tímida evolução no jogo coletivo da equipe. E também na parte física. Com sinal claro de que há muito ainda de onde se extrair. A melhorar. Como a quantidade de finalizações, bastanter reduzida nesses amistosos. Mesmo com bom controle de posse de bola.
A partida também marcou a reestreia do atacante Erick (uma das principais contratações para a temporada), acionado no segundo tempo. Já Kieza, outro nome badalado e principal esperança de gols dos alvirrubros, foi apresentado à torcida no intervalo.
Agora o Timbu entra em reta final de preparação. No próximo domingo, será para valer, com o clássico contra o Sport, novamente nos Aflitos, pela abertura do Campeonato Pernambucano.
O jogo
Para o amistoso, o técnico Gilmar Dal Pozzo ainda manteve a base da equipe campeão da Série C no ano passado. Um indício de que o time do Náutico que irá começar 2020 será muito parecido com o que terminou 2019. Das dez contratações realizadas pela diretoria até o momento, apenas o atacante Salatiel Júnior começou como titular.
Outra novidade foi na lateral direita, onde o prata da casa Bahia ganhou uma oportunidade, já que Bryan e Hereda foram vetados por problemas físicos. E curiosamente, os dois jogadores foram os destaques do Alvirrubro no primeiro tempo.
Após o Treze começar melhor o amistoso, obrigando Jefferson a fazer duas grandes defesas, o Timbu abriu o placar aos 16 minutos em uma jogada bem trabalhada, com Bahia levantando na área, Álvaro desviando de cabeça, Matheus Carvalho cruzando rasteiro e Salatiel Júnior só tendo o trabalho de empurrar para as redes.
Como é comum em amistosos, o ritmo da partida não mudou após a abertura do placar, com as duas equipes cadenciando o jogo, sem muita aceleração. Cenário realmente de treinamento. Tanto que antes do intervalo, o Náutico só conseguiu criar mais uma boa chance de marcar, com Álvaro desviando de cabeça, após novo bom cruzamento de Bahia.
Segundo tempo
Na volta para a etapa final, o Náutico voltou com a mesma formação. Mas isso não demoraria muito. Logo aos 4 minutos, o zagueiro Fernando Lombardi deixou o campo com náuseas para a entrada de Diego Silva, titular no ano passado. Pouco depois, o volante Rhaldney deu lugar ao também prata da casa Wagninho.
Porém, a alteração mais comemorada pela torcida alvirrubra presente aos Aflitos ocorreu aos 25 minutos, quando o atacante Erick (uma das principais contratações para a temporada) fez a sua reestreia pelo Timbu, entrando na vaga de Álvaro. E o avançado procurou aproveitar os minutos em campo, com as suas típicas arrancadas, buscando o drible. O que deu velocidade ao time na troca de passes. Algo positivo. Faltou o time chutar em gol.
Porém, em um vacilo da defesa, o Náutico mais uma vez cedeu o empate em casa. Com Caxito recebendo dentro da área e contando com dois desvios no chute para tirar do alcance de Jefferson: 1x1.
Ficha do jogo
Náutico 1
Jefferson; Bahia, Rafael Ribeiro, Fernando Lombardi (Diego Silva) e Willian Simões; Josa, Rhaldney (Wagninho) e Jean Carlos (Jorge Henrique); Matheus Carvalho (Jefferson Nem), Salatiel Júnior e Álvaro (Erick). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Treze 1
Jeferson; Nílson Júnior, Eduardo e Breno Calixto; Gustavo (Edson), Robson (Dedé), Alexandre Santana (Almir), Patrick (Diogo) e Gilmar; Mirandinha (Jânio) e Caxito (Tales). Técnico: Celso Teixeira.
Local: Aflitos
Árbitro: José Woshington
Assistentes: Dhiego Cavalcante e Matheus Valentim
Gols: Salatiel Júnior, aos 16 min do 1º e Caxito, aos 38 min do 2º
Cartões amarelos: Patrick, Caxito (T) Wagninho (N)