Contra um reformulado ABC, o Náutico fez uma partida pouco inspirada - onde também foi sentida a falta de ritmo, algo normal para o início de temporada - e ficou no empate no primeiro teste visando 2020. O Timbu abriu o placar com Fernando Lombardi no início do segundo tempo e sofreu a igualdade aos 41 minutos. No confronto, aliás, a torcida pôde ver pela primeira vez as caras novas. O lateral direito Bryan e o atacante Salatiel foram titulares, enquanto o goleiro Marcão e o atacante Guillermo Paiva foram acionados no segundo tempo. No total, foram nove substituição promovidas pelo técnico Gilmar Dal Pozzo.
Agora, após 19 dias de preparação, o Náutico recebe quatro dias de folga e voltar a treinar dia 27 visando os amistosos contra o Treze-PB nos dias 8 e 12 de janeiro. A estreia oficial será no dia 19, contra o Sport, nos Aflitos, pelo Campeonato Pernambucano.
O Jogo
O Náutico começou a partida tentando se impor, indo para cima. Com 15 minutos, a equipe alvirrubra chegou em duas boas oportunidades, ambas pela esquerda. Primeiro, Álvaro chutou da entrada da área, para boa defesa de Wagner. Em seguida, Wilian Simões fez bom cruzamento para Matheus Carvalho, que em cima do goleiro completou para fora.
Foi pelo seu forte lado canhoto, aliás, que o Timbu, como na Série C, mais tentou jogar, com Jean Carlos, o articulador do time, caindo mais por ali. Pela direita, Matheus Carvalho e Bryan estiveram mais discreto.
Após o bom começo, no entanto, o Náutico esfriou - o que já seria esperado pelo tempo sem partidas oficiais -, especialmente enfrentando um adversário em reconstrução que iniciava a marcação apenas no próprio campo e apostava em contra-ataques. Outro que vestia a camisa alvirrubra pela primeira vez, o atacante Salatiel esteve isolado entre a defesa potiguar, sendo pouco buscado pelo restante da equipe.
E foi assim que surgiram os principais perigos para Jefferson. Aos 27, Valderrama chutou por cima da entrada da área, enquanto aos 42 foi a vez de Cedric acertar a trave e, no rebote, Wallyson finalizar para grande defesa do camisa 1 do Timbu - sendo esta a melhor chance do jogo.
Segundo tempo
Para a etapa complementar, Dal Pozzo fez testes na equipe, promovendo a estreia do goleiro Marcão. Além dele, Erick Daltro entrou na vaga de Wilian Simões. E, na verdade, não deu tempo para o torcedor se inteirar das mudanças porque rapidamente gritou gol. Aos 50 segundos, Fernando Lombardi subiu mais alto que a marcação para abrir o placar após escanteio batido por Jean Carlos
Como esperado, o técnico Gilmar Dal Pozzo fez muitas mudanças, trocando quase todo o time, exceto a dupla de zaga. Foram utilizados: Bahia, Wagninho, Lucas Paraíba, Jefferson Nem, Guillermo Paiva, Wanderson e Jorge Henrique - com destaque para o experiente jogador de 38 anos, de volta aos campos sete meses depois após uma lesão no tendão de aquiles. Assim como o Timbu, aliás, o ABC fez várias substituições e quando o jogo parecia caminhar para a vitória simples alvirrubra, a equipe potiguar empatou de cabeça com Jordan após cochilo da defesa do Náutico.
FICHA TÉCNICA
Náutico
Jefferson (Marcão); Bryan (Bahia), Rafael Ribeiro, Fernando Lombardi, Wilian Simões (Erick Daltro); Josa (Wagninho), Rhaldney (Lucas Paraíba), Jean Carlos (Jorge Henrique); Matheus Carvalho (Jefferson Nem), Salatiel (Guillermo Paiva) e Álvaro (Wanderson). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
ABC
Wagner Coradin; Cedric, Joécio, Vitor Salvador, Marlon; Felipe Manoel, Valderrama, Jailson; Abner (Michel), Berguinho e Wallyson. Técnico: Francisco Diá
Árbitro: Anderson Marques
Assistentes: Karla Santana e Elaise Juliana
Cartões amarelos: Marlon, Felipe Manoel, Abner (A); Rhaldney, Wagninho (N)
Gol: Fernando Lombardi (N); Jordan (A)