Depois de um grande ano para o futebol alvirrubro, ampliando o quadro de sócios até 16.00 torcedores, o Náutico já encarou um mês sem atividade no futebol, tempo que não fez bem ao número de associados do clube, já reduzido em cerca de 2.500 associados. Para conter uma maior perda de sócios, o Timbu anunciou, em coletiva realizada nesta quarta-feira, um plano em duas etapas para levar de volta os associados. Em primeiro momento, os sócios que adiantarem cinco parcelas terão direito a um semestre, enquanto os que adiantarem nove meses receberão toda a anuidade.
Durante toda a coletiva, o discurso tomado pelo presidente do Náutico, Edno Melo, e pelo vice-presidente de comunicação, Ricardo Mello, foi de ressaltar a importância da manutenção do quadro de sócios para a segurança financeira do Alvirrubro tanto neste final de 2019 - ressaltado diversas vezes como um ano que ainda não acabou - quanto para toda a próxima temporada. Nesse cenário, segundo Ricardo, os esforços do Náutico já estão dando resultados, com uma pequena melhoria do número de associados nesta semana e perspectiva de retornar aos 16 mil ao final da campanha.
"A gente está, nesse momento, chamando de novo o torcedor. Aqueles que, por algum motivo adormeceram, voltaram para o sofá, esperando o próximo jogo, para dizer que a gente tem muito o que fazer ainda. A gente quer fechar esse ano com chave de ouro e a gente está lançando hoje uma ação voltada ao sócio do Náutico, digamos que vai ser um bônus para ele, aquele que continua contribuindo com a gente tem que ser sempre o primeiro beneficiado".
Nessa primeira etapa do projeto, os sócios, tanto os adimplentes, quanto os novos, terão mensalidades gratuitas em caso de adiantamento. No plano semestral, o torcedor pagará apenas o valor referentes a cinco meses, com possibilidade de parcelamento em até quatro vezes. Para o plano anual, a cobrança será referente a nove meses, com possibilidade de parcelamento em até seis vezes.
"(O apoio do torcedor) não pode durar só 90 minutos, não pode estar condicionado ao time em campo, porque senão a gente não coloca o time forte em campo nem tem uma gestão forte (...) Então isso é parte de um projeto. A gente quer ainda no final do ano conseguir fazer um projeto que ajude a colocar nossa casa em ordem. A gente fez uma bela campanha de retorno à casa, que a gente contou com a ajuda do torcedor e, agora, com esse patamar de sócios que a gente tem, pode nos ajudar a dar uma arrumada na casa para preparar um ano muito vitorioso e, para isso, a gente vai contar com eles".
Depois, a campanha alvirrubra seguirá, com condições voltadas aos sócios inadimplentes ou inativados (com mais de um semestre de inadimplência). Para esses, segundo Ricardo, não está previsto processo de anistia, mas taxas de renovação e adiantamento de mensalidades, gerando pagamentos menores para o sócio torcedores e garantia de recebimentos para o clube. Além disso, o Náutico ainda prevê outras formas de engajar o torcedor timbu a se associar. Até o final do ano, todo novo produto ou projeto lançado pela equipe de marketing do Náutico deve ter condições especiais para os associados.