Sampaio Corrêa e Náutico decidem no próximo domingo o título da Série C do Campeonato Brasileiro. E após a vitória no jogo de ida, nos Aflitos, por 3 a 1, os alvirrubros construíram uma vantagem interessante para o confronto em São Luís. Isso porque podem perder até por um gol de diferença que ainda assim levantam a taça. Derrota por dois tentos leva a decisão para os pênaltis e apenas um revés por três gols dará aos maranhenses o título no tempo normal. Resultado ainda não conquistado pelo Sampaio durante toda a temporada. Nem sofrido pelo Timbu ao longo do ano.
Somando todos os jogos oficiais em 2019 (Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, seletiva do Nordestão e Série C), o Náutico saiu de campo derrotado em 12 oportunidades. Sendo sete delas por apenas um gol, resultado suficiente para levantar o primeiro título nacional do clube no domingo.
Já em outras cinco partidas a diferença chegou a dois gols, o que levaria os alvirrubros a sua terceira disputa de pênaltis seguida. Sendo que dessas cinco, três foram na Série C, diante de Globo, Imperatriz e ABC. Todas fora de casa. As outras derrotas pela mesma margem foram frente o Sport, pelo Estadual, e Fortaleza, na Copa do Nordeste. Ambas ainda no início da temporada (primeiro e quarto jogo, respectivamente).
Por outro lado, o Sampaio Corrêa também precisará de algo inédito no ano. Dos seus 17 triunfos em jogo oficiais (Campeonato Maranhense, Copa do Nordeste e Série C), apenas sete foram por diferença de dois gols favoráveis, sendo cinco delas na Série C, com outras dez triunfos sendo pela margem mínima
Atuando no Castelão, foram apenas quatro vitórias pelo placar que garantiria ao menos os pênaltis no próximo domingo: 2 a 0 sobre Treze e Globo, além de 3 a 1 diante do Ferroviário, todos pela Série C, além de mais um 2 a 0, contra o São José, pelo Estadual.
“Não é mentira para ninguém que construímos um bom resultado. Sabemos disso. Mas ao mesmo tempo é futebol. Teremos um jogo difícil lá na casa deles e a gente tem que manter o foco, trabalho que vem sendo feito. Temos que ir lá para jogar e vencer. Temos que jogar para vencer onde for. Estamos com a cabeça tranquila e os pés no chão. Que depois dos 90 minutos a gente possa comemorar bem", afirmou o meia Jean Carlos.
Vale ressaltar ainda que nas quatro vezes em que Náutico e Sampaio Corrêa se enfrentaram no ano, foram quatro vitórias alvirrubras. Uma pela Copa do Nordeste e outras três pela Série C.