Pela quinta vez, a torcida alvirrubra pôde comemorar o fato de ascender a um nível superior do futebol brasileiro. Em 1981, 1988, 2006 e 2011, a equipe já tinha se garantido na Primeira Divisão, agora, em 2019, o time retorna à Série B. Os sete anos sem promoção já eram o maior jejum de acessos do Náutico desde 2006, sendo superado, apenas, pelos dezoito entre 1989 e 2006.
A torcida do Náutico não é habituada a Terceira Divisão. Em três temporadas na Série C, essa é a primeira vez que a equipe garante o acesso e, agora, tem chances de conseguir seu primeiro título nacional. Vale lembrar, porém, que pelas mudanças de regulamento, o Náutico já acabou ascendendo em outras oportunidades, mas não por causa da classificação direta no campeonato. Exemplo disso é a Série C de 1999, quando a equipe terminou fora da faixa de acesso, mas disputou o segundo nível do futebol nacional em 2000.
A última vez que o Náutico tinha subido de divisão foi em 2011, quando retornou à elite apenas dois anos após a queda para a Série B. Naquela oportunidade, o Náutico ficou com o vice campeonato e seguiu por duas temporadas na Série A. Depois, o Timbu teve quatro anos de Série B e dois de C.
Nesses sete anos, o Náutico esteve muito perto do acesso em duas oportunidades, em ambos, não subindo por um jogo. Em 2016, a equipe subiria à Primeira Divisão se vencesse o Oeste, em casa, na última rodada, mas foi derrotado por 2 a 0 e seguiu na Série B. No ano passado, mais uma vez, o Náutico dependia apenas dele, dessa vez para voltar à Segundona, mas ao invés de vencer por dois gols, a equipe ficou no empate com o Bragantino, no jogo de volta das quartas de final.
CONFIRA TODOS OS ACESSOS DO NÁUTICO NO BRASILEIRÃO
1981 - Da B para a A
1988 - Da B para a A
2006 - Da B para a A
2011 - Da B para a A
2019 - Da C para a B