Com 14 pontos e na sexta colocação. Esse era o cenário do Sampaio Corrêa antes da chegada do treinador João Brigatti, na virada de turno. De lá para cá, um empate e cinco vitórias seguidas, classificação antecipada às quartas e a liderança com folga do Grupo A da Série C. Para o próximo rival do Náutico, um único ponto sobre o Timbu já garante a vantagem de decidir as quartas de final no Maranhão.
Desde a chegada de João Brigatti, o Sampaio Corrêa embalou na Série C. A Bolívia Querida vem de vitórias contra Botafogo-PB, Globo-RN, Santa Cruz, Ferroviário-CE e Treze-PB. Sem ser vazado há quatro jogos, os maranhenses já tem a melhor defesa do Grupo A, com 15 gols sofridos em 15 jogos, sendo apenas dois deles depois da chegada de Brigatti. Quanto ao ataque, a equipe já balançou as redes 20 vezes, terceiro melhor número de todo o campeonato, nove deles nos últimos seis jogos. Assim, o Sampaio tem o melhor saldo de gols dentre as dez equipes.
Às vésperas do confronto com o Sampaio, o treinador do Náutico, Gilmar dal Pozzo, também analisou o jogo da equipe maranhense e a evolução do futebol da Bolívia Querida.
"Evoluiu um todo, é um adversário que tem uma compactação para jogar muito boa, um jogo apoiado, mas também consegue ter um jogo bastante agudo também com esses jogadores de lado de campo e sem a bola é uma equipe que tem uma marcação muito forte dentro dessa compactação, não dando espaço para o adversário".
O porém é que o Sampaio deve estar desfalcado de seu principal destaque nessa campanha de recuperação, o meia Rodrigo Andrade. O atleta, que assumiu a titularidade junto à chegada de Brigatti, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não poderá atuar contra o Timbu. Dal Pozzo reconheceu a qualidade do atleta, mas não viu vantagem em sua ausência.
"É um atleta que individualmente está muito bem. Além da qualidade de fazer gol, está dando assistência, é muito participativo também sem a bola, é um jogador inteligente, mas o que chama a atenção no adversário é a força do conjunto, não é só o Rodrigo (...) ninguém vence cinco partidas consecutivas como o Sampaio venceu só com a individualidade só de um atleta".