No Náutico, os bons resultados dentro de campo, após três vitórias consecutivas na Série C, também são reflexo do bom rendimento de um dos setores que antes representava o calo da equipe na temporada: a defesa. A recuperação no sistema defensivo do Alvirrubro vem rendendo bons números. Tanto é que, no grupo A da competição, o vice-líder Timbu tem a melhor defesa, com 14 gols tomados, o mesmo que o Ferroviário.
Evolução que, segundo o técnico Gilmar Dal Pozzo, tem sido trabalhada em um setor que ele ‘domina muito’. Antes de ter começado a carreira como treinador, o atual comandante do Náutico foi goleiro. "É um setor que eu domino muito. O fato de ter sido goleiro me ajuda. Setor defensivo eu trabalho muito essa linha de quatro. Sempre um zagueiro saindo no combate e outro na sobra. Então eles têm esse entendimento”, destacou o comandante.
Um dos pilares do Náutico na Série C, o lateral esquerdo William Simões também enalteceu a boa fase do sistema defensivo no campeonato. “Temos enxergado (melhora no desempenho da defesa). Trabalhamos a cada dia para melhorar principalmente o setor defensivo. Temos tomado alguns gols por falha nossa e não por mérito do adversário, mas temos melhorado isso a cada treino e esses gols não têm acontecido mais. Conversamos bastante entre nós e isso facilita muito ali atrás”, esclareceu o lateral.
Curiosamente, nas últimas três vitórias do Timbu na Série C - contra o Ferroviário, Treze e Confiança, respectivamente -, o Alvirrubro só teve a rede balançada apenas uma vez. Na ocasião, contra o Dragão sergipano. O jogo terminou 3 a 1 para o Náutico, nos Aflitos. Nos demais, o Timbu venceu o Ferrão e o Treze por 1 a 0. Sob o comando do Náutico, Gilmar Dal Pozzo fez 11 jogos e a equipe levou nove gols.
MELHORES DEFESAS DO GRUPO A
1º Náutico: 14 gols
1º Ferroviário: 14 gols
2º Sampaio Corrêa: 15 gols
3º Confiança: 16 gols
4º Imperatriz: 19 gols
4º Botafogo-PB: 19 gols
4º ABC: 19 gols
5º Santa Cruz: 20 gols
5º Globo: 20 gols
6º Treze: 23 gols