Náutico

NÁUTICO

Náutico é dominado pelo Central, perde por 3 a 0 e sofre primeira derrota na temporada

Patativa aplicou 3 a 0 no Timbu e alcançou a liderança do Pernambucano

postado em 21/01/2018 18:01 / atualizado em 21/01/2018 19:27

Léo Lemos/Náutico
No seu quinto jogo oficial no ano, o Náutico conheceu a primeira derrota da temporada. Com uma atuação muito ruim, o Timbu foi presa fácil para o Central, que venceu com total justiça por 3 a 0, neste domingo, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. As limitações do time alvirrubro voltaram a ficar em evidência. Pouca criação, ataque inoperante e falhas na defesa. A Patativa, por outro lado, teve muitos méritos, podendo ter vencido por um até mais elástico. Com a vitória, o Alvinegro alcançou a liderança do Campeonato Pernambucano. O Alvirrubro é o quinto colocado.

Com a maratona de jogos, o técnico Roberto Fernandes voltou a modificar a equipe do Náutico. Se na estreia do Estadual, diante do América, o treinador escalou um time alternativo, com vários pratas da casa, no jogo contra o Central ele promoveu a volta das peças principais. Teve, inclusive, uma novidade. Júnior Timbó foi utilizado no meio, deslocando Medina para a lateral-direita. 

O jogo

Os planos de Roberto Fernandes, porém, foram por água abaixo nos primeiros minutos de partida. Logo ao três de bola rolando, o Central abriu o placar, com Douglas Carioca, que marcou após três defesas de Jefferson. Era tudo o que a Patativa queria. Com a clara proposta de sair nos contra-ataques, o time de Caruaru se fechou atrás, mostrando velocidade na transição quando recuperava a bola. 

O Náutico voltou a atuar num 3-5-2, com Negretti fazendo a sobra da zaga. Se por um lado reforçava a marcação, complicava a saída de bola do time, pois falta qualidade no passe ao volante. Com o Central posicionado mais atrás, o Timbu até tomava a iniciativa de sair para o jogo e chegou a criar algumas chances de empatar. Wallace Pernambucano segue sendo o destaque do time, conduzindo a bola e partindo para cima dos adversários. Ficou clara, no entanto, a dificuldade no entendimento com Júnior Timbó. O estreante, por sinal, sentiu bastante a falta de ritmo, errando praticamente tudo o que tentou.

Segundo tempo

Incrivelmente, o enredo do primeiro tempo se repetiu no segundo. O Central voltou em cima e ampliou o placar com um gol, novamente, logo aos três minutos. O lance foi até parecido. De novo, após um chute, Jefferson deu rebote, espalmando para frente. Na área, sozinho, Graxa aproveitou para finalizar. 

Se no primeiro tempo o Náutico reagiu bem ao gol sofrido, o mesmo não aconteceu na segunda etapa. O Timbu fez uma partida muito abaixo, sem força ofensiva e completamente desorganizado taticamente. O goleiro do Central Murilo pouco trabalhou. Bem posicionada, a Patativa era bem superior, tocando a bola e saindo rápido nos contra-ataques, aproveitando a exposição do time alvirrubro. 

O terceiro gol do Central veio aos 36 minutos, após várias chances desperdiçadas. Destaque do time, Leandro Costa fez grande jogada pela direita, deixou o zagueiro Samuel no chão e cruzou para o centro da área. Bem posicionado, Luizão tocou para o gol. Com o Náutico perdido em campo, houve espaço até para mais gols da Patativa, que poderia ter aplicado uma sonora goleada.

Ficha do jogo

Central 3

Murilo; Dudu Gago, Vitão, Danilo Quipapá e Charles; Eduardo Erê, Douglas Carioca, Graxa e Júnior Lemos (Mateus Issa) (Lucas Silva); Luizão e Leandro Costa. Técnico: Mauro Fernandes.

Náutico 0

Jefferson; Medina, Samuel, Rafael Ribeiro e Gabriel Araújo; Negretti, Hygor e Júnior Timbó (Luiz Henrique); Wallace Pernambucano, Daniel Bueno e Fernandinho (Tharcysio) (Clebinho). Técnico: Roberto Fernandes.

Estádio: Luiz Lacerda. Árbitro: Luiz Sobral. Assistentes: Gilberto Freire e Charles Rosas. Gols: Douglas Carioca (aos 3 min do 1°T), Graxa (aos 3 min do 2°T), Luizão (aos 36 min do 2°T). Cartões amarelos: Eduardo Erê, Danilo Quipapá (C) e Medina, Wallace Pernambucano (N).